Câmeras na Litorânea vão flagrar carros roubados ou com as placas clonadas

O Governo do Maranhão testou com sucesso na Avenida Litorânea, em São Luís, um equipamento para facilitar a recuperação de carros roubados ou com placas clonadas. As câmeras ficam no sentido Olho d’Água/Praça do Pescador. Diferentemente do que circulou em algumas redes sociais, o equipamento não tem nenhuma relação com a aplicação de multas ou com a fiscalização de velocidade.

“Aquelas câmeras foram instaladas naquele local para que fosse feito um teste referente a um software de segurança veicular”, conta o presidente da Agência Estadual de Mobilidade Urbana e Serviços Públicos (MOB), Lawrence Melo.

Ele explica que “hoje temos tecnologia que possibilita que haja fiscalização de placas clonadas e veículos roubados. Uma vez registrados no sistema, essas câmeras têm como captar a passagem desse veículo objeto de crime e possibilitar a recuperação”.

“Aquelas câmeras não estão sendo utilizadas para fiscalização de velocidade. Os testes já foram realizados naquele ponto, e as câmeras serão retiradas”, acrescenta Lawrence.

SEGURANÇA NO TRÂNSITO

As diversas medidas adotadas no trânsito desde 2015 têm reduzido significativamente os acidentes no Maranhão. De acordo com dados divulgados pelo Seguro de Danos Pessoais Causados por Veículos Automotores de Vias Terrestres (DPVAT), foi de 54% a redução no número de acidentes com vítimas no Maranhão, no comparativo entre 2014 e 2017.

Segundo informações da seguradora DPVAT, enquanto em 2014 foram pagas 29.238 indenizações por mortes e feridos, no de 2017 o número de ressarcimentos pagos subiu e chegou a 13.524. A conta inclui as reparações feitas por óbito, invalidez Despesas de Assistência Médica Suplementares (DAMS).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *