Polícia Civil prende quadrilha que aplicava golpes pelo WhatsApp no Maranhão e Santa Catarina

A Polícia Civil do Maranhão, por meio do Departamento de Combate à Crimes Cibernéticos da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (Seic), cumpriram, na manhã de  sexta-feira (15), cinco mandados de prisão preventiva contra membros de uma organização criminosa que atuava em vários estados da federação. A operação contou com o apoio da Polícia Civil de Santa Catarina, por intermédio da Divisão de Repressão a Crimes de Informática (DRCI).

As investigações referem-se a crimes cibernéticos cometidos no estado de Santa Catarina, com o desvio de mais de R$ 250 mil apenas da Prefeitura de Anita Garibaldi.

Após clonar os celulares eles usavam o aplicativo de WhatsApp, se passavam por conhecidos das vítimas e pediam, de forma indevida, valores por transferência bancária. Desde o ano passado, a quadrilha já teria lucrado cerca de 2 milhões de reais, usando a clonagem de celulares.

Com o avanço das investigações, foi possível identificar que as ações criminosas eram comandadas por Leonel Silva Pires Junior, que já foi preso no dia 17 de julho de 2018, durante operação conjunta realizada pela Seic e PF, por crime semelhante.

Leonel Júnior foi solto em outubro de 2018 após ter habeas corpus deferido pelo desembargador do Tribunal Federal da Primeira Região, Ney Belo, e o pagamento da fiança no valor de dez salários mínimos.

Além de Leonel Silva Pires Junior, também foram presos Anderson Sombra Azevedo, Sérgio Farias de Araújo Júnior, Eliane Gonçalves Costa e o advogado José dos Santos Ferreira Sobrinho.

Durante a ação policial, foram apreendidos vários veículos, entre eles um Porsche Cayenne, avaliado em mais de R$ 200 mil.

Após os procedimentos policiais adotados, os presos foram encaminhados ao Complexo  Penitenciário de Pedrinhas, onde ficarão à disposição da justiça.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *