Osmar Filho destaca a importância da FIEMA para geração de emprego e renda

O presidente da Câmara Municipal de São Luís, vereador Osmar Filho (PDT), conduziu a sessão solene realizada na quinta-feira, 25, para homenagear os 50 anos de fundação Federação das Indústrias do Estado do Maranhão (FIEMA), comemorado 27 de novembro de 2018. A homenagem foi proposta pelo vereador Pavão Filho (PDT) e aprovada por unanimidade pelos parlamentares no poder Legislativo da capital maranhense.

Na ocasião, Osmar Filho destacou a importância que a federação tem para a população.  “Nós sabemos o quanto a FIEMA contribui para geração de emprego e renda não só em São Luís, mas em todo Maranhão. E nos seus 50 anos, a Câmara prestigia, homenageia e discute mais ações que possam contribuir com o avanço da capital e do estado. Parabéns para FIEMA por ajudar o nosso crescimento”, frisou.

Os fundadores Carlos Gaspar, Jorge Machado e o atual presidente da FIEMA, Edilson Baldez, receberam certificados de honra ao mérito em nome de todos os membros da instituição. O evento contou com a participação de vereadores, representantes do Sistema S, Tribunal Regional Eleitoral (TRE), Ordem dos Advogados do Brasil (OAB), Marinha, Exército, Associação Comercial, Prefeitura, Governo do Estado, entres outras autoridades.

Segundo o autor do requerimento, a federação foi responsável por grande parte do desenvolvimento de estado.  “A homenagem que a Câmara Municipal entrega a FIEMA serve como incentivo para que os industriais continuem trabalhando e contribuindo para desenvolvimento, geração de emprego, renda e melhoria da sociedade. Esta casa escreve na história a importância que o órgão tem para o Maranhão”, disse.

A primeira Federação das Indústrias do Estado do Maranhão foi fundada em 1954 com objetivo de proteger e defender os interesses da classe industrial, mas foi extinta em 1965 quando o governo militar cassou a carta sindical dela.

Em 1968, um grupo de empresários se organizou para restaurar a federação, que passou a integrar os Departamentos Regionais do Serviço Social da Indústria (SESI-MA); do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (SENAI-MA) e do Instituto Euvaldo Lodi (IEL-MA).

De acordo com o presidente da federação e homenageado, Edilson Baldez, a Câmara Municipal aumentou a responsabilidade instituição no estado. “A contribuição que a FIEMA deu ao longo de 50 anos tem sido importante. Este reconhecimento é para todos os industriais do Maranhão, que há muito tempo lutam pelo o desenvolvimento do estado. Ainda temos muito que fazer. A homenagem amplia nossa responsabilidade de continuar contribuindo com enriquecimento industrial do nosso Maranhão”, disse.

FIEMA

A FIEMA trabalha para o desenvolvimento da indústria, mobilizando os setores produtivos locais e a sociedade para a superação de obstáculos limitadores da atividade industrial do Maranhão. Atua principalmente na defesa de interesses do setor industrial,  acompanha as ações do Plano Estratégico de Desenvolvimento Industrial (PDI), realiza eventos técnicos de interesses da indústria e defende os interesses dela por meio dos cinco conselhos temáticos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *