Quadrilha que atua agronegócio teria sonegado mais de R$ 70 milhões no Estado do Maranhão

Investigadores da Superintendência Estadual de Combate à Corrupção da Polícia Civil do Maranhão apoio do Grupo de Especial de Combate à Organizações Criminosas do Ministério Público estão realizando nesta quinta-feira,(18), uma operação para cumprir 65 mandados judiciais,  sendo 25 de prisão temporária  2 de prisão preventiva e 38 de busca e apreensão.

A operação visa combater uma organização criminosa que atua em fraude tributária, sonegação fiscal decorrente da venda de grãos principalmente na região Sul do Maranhão e outros Estados. O trabalho conta também com o apoio das polícias civis do Piauí,  Ceará e Tocantins.

CRIME ORGANIZADO 

O processo que investiga a quadrilha corria em segredo de Justiça na 1ª Vara Criminal da Capital e segundo levantamentos no período de 2015 a 2017 a organização criminosa causou ao Estado do Maranhão  um prejuízo estimado em mais de 70 milhões de reais só em sonegação de impostos.

Segundo a Polícia Civil, o grupo usava dados de pessoas já falecidas para a implantação de empresas fantasmas.  De forma organizada o grupo agia em três frentes.  Uma delas era responsável pela criação de empresas de fachada com  uso de documentos falsos.

NOTAS FRIAS

A outra seria responsável por intermediar a compra e venda de grãos e o outro núcleo do bando seria encarregado da contabilidade, esquentando notas frias para tentar dar uma sensação de legalidade para as ações criminosas do grupo.

Está não é a primeira vez que a Polícia Civil do Maranhão abre investigações para  apurar ações criminosas usando como fachada o agronegócio. As ações da policia estão ocorrendo nas cidades de Balsas, (MA), Araguaina, (TO), Riachão, (MA), Xinguara, (PA), Floriano, (PI) e Fortaleza, (CE). (Com informações do Silvan Alves)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *