VEJA A LISTA DOS FICHAS SUJAS: Maranhão tem 659 políticos com contas reprovadas pelo TCU

O Tribunal de Contas da União (TCU) divulgou na 5ª feira, 26 de julho de 2018, a lista (íntegra) de 7.431 gestores públicos com contas julgadas irregulares há 8 anos, podendo ser considerados inelegíveis pela Justiça Eleitoral. Entre os políticos, figuram 659 gestores públicos do Estado do Maranhão. 

A relação, entregue pelo presidente do TCU, Raimundo Carreiro, ao ministro Luiz Fux, do TSE (Tribunal Superior Eleitoral), inclui senadores, governadores, deputados e prefeitos. No total, 11.408 contas foram classificadas como irregulares, o que significa que um gestor pode ter tido mais de uma conta rejeitada. A reprovação é 1 indicador da má gestão de recursos públicos.

Os Estados que tiveram maior número de contas rejeitadas são o Maranhão (659), Rio de Janeiro (614), São Paulo (564), Bahia (483) e Minas Gerais (480). Os nomes dos demais gestores podem ser encontrados no Portal do TCU. A lista é organizada por meio dos Estados e municípios que os políticos representam.

O Ministério Público Eleitoral, os candidatos, as coligações e os partidos poderão contestar as possíveis restrições de candidaturas nas eleições deste ano a partir do dia 15 de agosto –data limite para o TSE encaminhar os nomes à Justiça Eleitoral, que julgará a inelegibilidade de cada gestor.

ELEIÇÕES TRANSPARENTES

O ministro Luiz Fux, após receber a relação, afirmou que a plataforma digital contribui para 1 eleição transparente. “A nossa preocupação é dar ao cidadão o conhecimento das pessoas que estão se candidatando na eleição. O cidadão tem o direito de saber como é a vida pregressa daquela pessoa que ele vai indicar como seu representante na casa do povo”, concluiu.

Agência Brasil

1 pensou em “VEJA A LISTA DOS FICHAS SUJAS: Maranhão tem 659 políticos com contas reprovadas pelo TCU

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *