Vacinação contra H1N1 será feita por ordem alfabética a partir de amanhã (30); veja os locais em São Luís

Drive Vacina permite que idosos sejam vacinados dentro do carro, sem correr risco de contágio pela Covid-19

A campanha de vacinação contra a Influenza A (H1N1) retorna nesta segunda-feira (30), com planejamento atendendo orientações para evitar aglomeração. O cronograma foi dividido em fases e vai imunizar idosos a partir dos 60 anos e crianças de seis meses até seis anos, por ordem alfabética.

A vacinação será em postos de saúde, residências, condomínios e no sistema drive-thru. A campanha é fruto de parceria Governo do Estado e Prefeitura de São Luís.

“A importância desta campanha é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrente das infecções pelo vírus da influenza na população alvo para vacinação. Nesse momento se torna importante pela circulação do vírus H1N1 e precisamos garantir que as pessoas sejam imunizadas”, explica a chefe do Departamento de Doenças Imunopreveníveis da Secretaria de Estado de Saúde (SES), Helena Almeida.

A vacinação vai considerar os nomes iniciados por A, B, C e D, sendo idosos nos horários das 8h às 12h; e as crianças, das 13h às 17h, de segunda até a sexta-feira, 3 de abril. A campanha vai disponibilizar também vacina contra influenza.

Toda semana, o cronograma será atualizado, até que todo o público alvo seja imunizado. “Neste primeiro momento, idosos e crianças com iniciais de A a D, em pontos de vacinação distribuídos em toda a cidade”, reforça Helena Almeida.

O cronograma se dará da seguinte forma nos postos de saúde: nomes iniciados pela letra A (dia 30/03), letras A e B (dias 31/03 e 01/04) e letras C e D (dias 02 e 03/04), sendo idosos pela manhã e crianças, à tarde.

O sistema de atendimento drive-thru será exclusivo para idosos, na área de prova do Detran-MA, na Avenida do Contorno, Complexo do Castelinho, das 8h às 16 h, sendo letra A (dia 30/03), letras A e B (dias 31/03 e 01/04) e letras C e D (dias 02 e 03/04). O sistema drive-thru vai evitar aglomerações e garantir mais segurança aos idosos, que só sairão dos veículos no momento de aplicar a vacina.

Nas unidades de saúde dos bairros serão disponibilizadas equipes volantes para vacinar idosos em casa, conforme cronograma de cadastro. As equipes vão atuar nos condomínios, vacinando crianças e idosos, seguindo o cadastramento. Incluídos ainda na campanha, profissionais de saúde, priorizando rede hospitalar e serviços de urgência e emergência.

As equipes também atuarão nos condomínios, vacinando crianças e idosos, seguindo o cadastramento. A imunização inclui ainda os profissionais, priorizando rede hospitalar e serviços de urgência e emergência.

A vacinação se dará nas seguintes escolas:

– Colégio Militar Tiradentes (Rua do Arame, snº, Vila Palmeira);

– IEMA (Rua Oswaldo Cruz, Centro – antigo colégio Marista);

– UEB Anexo do Ronald Carvalho (Avenida Argentina, 19, Planalto Turu II);

– UI Padre Newton Pereira (Av. Leste Oeste, 500, Cohatrac I);

– UEB Rosália Freire (Avenida dos Portugueses, 1000, Anjo da Guarda);

– UEB Rubem Almeida (Rua da Mangueira, 400-B, Coroadinho);

– CE Cruzeiro do Sul (Estrada da Vila Nova, snº, Vila Nova);

– UEB Laura Rosa (Rua Marli Sarney, Cidade Operária);

– CE Júlio de Mesquita Filho (Av. 2, snº, Cohab Anil I);

– CE José Nascimento de Moraes (Av. B Qd. 13, snº, Vinhais);

– UEB Ana Lúcia Chaves Fecury(Rua Santo Antônio, 200, São Bernardo); e

– UEB Jornalista Neiva Moreira (Avenida 01, 100, Bequimão).

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *