Ministério da Saúde diz que vacinas contra covid-19 chegam ao Maranhão na próxima semana

São Paulo pode iniciar semana que vem teste da vacina contra covid-19 | Agência Brasil

Os primeiros lotes de vacina contra a Covid-19 devem ser encaminhados ao Maranhão até o fim da próxima semana. O prazo foi estipulado com base no parecer encaminhado pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) a O Estado. A Anvisa fará no domingo, dia 17, a análise dos pedidos para uso “emergencial, temporário e experimental das vacinas do Instituto Butantan [Coronavac] e da Fiocruz [Oxford”].

Segundo o Ministério da Saúde (MS), em nota encaminhada a O Estado, “a vacina será distribuída de forma equitativa e proporcional a todos os estados brasileiros em até cinco dias após aval da Agência Nacional de Vigilância Sanitária”. O Maranhão, por meio da Secretaria de Estado da Saúde (SES) confirmou na segunda-feira, 11, em entrevista coletiva, que há um pré-acordo com o Governo Federal para o envio das doses.

Plano

Apesar de creditar ao aval da Anvisa a liberação das vacinas para os estados, incluindo o Maranhão, o MS ressaltou – ainda em nota – que “o plano de operacionalização de vacinação contra a Covid-19, conforme já divulgado, é dinâmico e será adaptado à medida que vacinas estejam aprovadas e incorporadas ao SUS”.

O Executivo maranhense – que chegou a estipular um prazo máximo que expiraria amanhã, dia 15 – para aguardar por um posicionamento do MS sobre o envio das vacinas e, caso não houvesse resposta, partir para a compra própria e emergencial das doses, deu novo sinal de que aguardará pela União.

Nas redes sociais, o governador do Estado, Flávio Dino (PCdoB) disse que a SES mantém a rotina de compra de seringas para a vacinação e que aguarda “a liberação da vacina pela Anvisa” e aplicação, na prática, do Plano Nacional de Imunização, conduzido pelo MS.

Em entrevista ontem, 13, o ministro de Saúde, Eduardo Pazuello, confirmou que a vacinação no país começará de forma plena já neste mês. Ontem, 13, o governo brasileiro encaminhou uma aeronave para buscar mais dois milhões de doses de vacina contra a Covid-19 na Índia. O imunizante, de acordo com previsão do MS, deve chegar ao Brasil no dia 16, véspera do aval da Anvisa acerca das vacinas Coronavac e da Fiocruz.

Fonte: O Estado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *