Cidade Operária lidera o número de mortos pelo Coronavírus em São Luís

Com 248 casos e 52 óbitos, a Cidade Operária é o bairro com o maior número de mortes por coronavírus na capital, segundo link Covid-19 da página oficial da prefeitura de São Luís na internet.

Pesquisas apontam a alta incidência das comorbidades que provocam a morte pela Covid-19, entre as populações expostas à privações sanitárias e socioeconômicas, iguais as enfrentadas pela maioria dos moradores do bairro. 

Não é por coincidência que o número de mortos na área nobre na capital, embora bastante atingida pela pandemia, seja bem menor do que na periferia.

O Renascença e o Calhau, são dois exemplos dessa situação.

Com 324 e 220 contaminados, vieram à óbito 17 e 9 pessoas, respectivamente, nesses logradouros de gente fina.

Daí não ser surpresa, os últimos, os excluídos, os pobres, os negros… serem os primeiros uma vez na vida.

Confira

A lista completa Aqui

Antes limitada aos números de casos, a inédita iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde E dar visibilidade ao número de mortos por cada bairro, merece todo o nosso respeito.

Ocultar os recuperados, os óbitos e os em tratamento, e divulgar somente os casos positivos, além de não germinar o medo, na medida certa em que se torne um aliado das ações preventivas, aumenta a dificuldade de convencer as pessoas a ficarem em casa e quando saírem, sempre, sempre usarem máscaras.

Uma pandemia, que não bate na porta, não mata um vizinho e que só aparece na televisão, com televisão se parece.

Com informações do Blog do Garrone

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *