135 denuncias de importunação sexual contra mulheres foram registradas neste ano

135 denuncias de importunação sexual contra mulheres foram registradas neste ano

No Maranhão, somente este ano, 135 denúncias de importunação sexual contra mulheres foram registradas. E dentro dos ônibus, esse tipo de crime lidera a lista. Em 2018, foi sancionada a lei de importunação sexual que tornou crime, o assédio dentro do transporte público.

De acordo com a delegada da Delegacia da Mulher, Kasumi Tanaka, muitas vítimas deixam de denunciar por desconhecer a legislação. Segundo a lei, em casos como esse, o delegado não pode arbitrar uma fiança, ao chegar na delegacia o agressor é encaminhado direto ao sistema penitenciário. A partir de então, somente o juiz irá avaliar se deve ser convertido em flagrante a prisão preventiva ou se o suspeito deverá permanecer em liberdade sendo monitorado por tornozeleira eletrônica.

Um dia após ser vítima de assédio sexual dentro de um coletivo na capital, a estudante Fernanda Mota foi até a Casa da Mulher Brasileira registrar o boletim de ocorrência . Através das redes sociais, ainda na quinta-feira (26), Fernanda contou como tudo aconteceu e recebeu o apoio de diversas mulheres que já passaram pelo mesmo crime.

“Nessas situações, o adequado é que a população auxilie para que o suspeito seja contido e chamar a polícia para trazer à delegacia, para que ele possa ser preso em flagrante de delito”, afirmou a delegada Kasumi Tanaka. Segundo a polícia, as câmeras de segurança do coletivo irá ajudar a identificar o suspeito que importunou sexualmente a jovem. (MA10)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *