Escutec/O Estado: Roseana 26%, Weverton 20%, Edivaldo 12%, Brandão 10%; Dino tem 44% para o Senado

O Estado do MA – A terceira pesquisa Escutec/O Estado de intenção de votos para governador, senador e presidente da República mostra liderança da ex-governadora Roseana Sarney (MDB) em todos os cenários que ela aparece na disputa. Em seguida, vem o senador Weverton Rocha (PDT) e o ex-prefeito Edivaldo Holanda Júnior (PSD). O senador Roberto Rocha (sem partido) aparece com percentuais melhores do que nos dois levantamentos anteriores.

A ex-governadora aparece em três cenários estimulados da disputa pelo comando do Palácio dos Leões. No primeiro, com nove nomes apresentado aos eleitores, a emedebista aparece com 26%. Ela é seguida por Weverton Rocha com 20%, Edivaldo Júnior com 12% e o vice-governador Carlos Brandão (PSDB) com 10%.

O tucano é seguido de perto por Roberto Rocha que teve 9% das intenções de votos. O prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahesio Bonfim (sem partido) obteve 5%, o secretário de Indústria do Estado, Simplício Araújo (SD) com 4%, o deputado federal Josimar de Maranhãozinho (PL) com 3% e o secretário de Educação, Felipe Camarão (PT) com 2%.

O segundo cenário com somente seis candidatos, Roseana Sarney obteve 30%, seguida por Weverton com 20% e Edivaldo com 14%. Carlos Brandão aparece com 12%, o senador Roberto Rocha com 11% e Josimar de Maranhãozinho com 5%.

O percentual de intenção de voto da ex-governadora aumenta quando a disputa é entre cinco candidatos. Ela aparece neste terceiro cenário com 34%, Weverton Rocha com 23%, Carlos Brandão, 15%, Lahesio Bonfim com 7% e Josimar de Maranhãozinho obteve 6%.

Sem Roseana

Outros dois cenários estimulados para o governo do Maranhão mostra que o senador Weverton Rocha lidera a corrida eleitoral sem a presença da ex-governadora Roseana Sarney.

O pedetista obteve 24% na disputa com oito candidatos. Ele é seguido por Edivaldo Júnior com 17%, Roberto Rocha aparece a frente de Brandão com 14% e o vice governador ficou com 11%. Lahesio conta com 8% das intenções de votos, Maranhãozinho e Simplício com 5% e Felipe Camarão com 3%. Nenhum dos candidatos foi a opção de 8% dos eleitores e não sabe ou não respondeu somaram 5%.

Em outro cenário sem a emedebista e com seis nomes na disputa, Weverton aparece com 28% e Edivaldo Júnior com 20%. Roberto Rocha fica mais uma vez a frente de Brandão com 15% e o vice-governador aparece com 12%. Já o Josimar aparece com 8% E Simplício com 5%. Nenhum dos candidatos somou 8% e não sabe ou não respondeu, 6%.

Senado

A pesquisa estimulada para o senador tem dois cenários: um com o governador Flávio Dino (PSB) na disputa e outro sem o socialista.

No primeiro, disputam a vaga de senador Roberto Rocha, Othelino Neto (PCdoB) e Josimar de Maranhãozinho. Rocha aparece com 42%, Josimar com 11% e Othelino com 9%. Neste cenário, nenhum dos candidatos somou 20% e não sabe ou não respondeu, 18%.

Já na disputa com a presença do governador, Flávio Dino obteve 44% das intenções de votos. Ele é seguido por Roberto Rocha com 23% e Josimar de Maranhãozinho com 7%.

No cenário de rejeição, Maranhãozinho tem 25%, Flávio Dino, 21%, Roberto Rocha, 11% e Othelino Neto, 8%. Na pesquisa espontânea para senador, a ex-governadora Roseana Sarney e o governador Flávio Dino aparecem empatados com 8%.

Roberto Rocha foi citado por 6% dos eleitores e Weverton Rocha e Josimar de Maranhãozinho aparecem com 1% cada.

Dados

A pesquisa Escutec/O Estado ouviu 1,4 mil eleitores nos dias 23 a 30 de setembro. O intervalo de confiança é de 90% e a margem de erro é de dois pontos percenuais para mais ou para menos.

No Maranhão, Lula lidera a corrida presidencial

A pesquisa Escutec/O Estado mostra o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) à frente da disputa pela Presidência da República. O petista tem 51% das intenções de votos no Maranhão. Bem mais atrás aparece o presidente Jair Bolsonaro (sem partido), com 28%. Ciro Gomes (PDT) tem 7%, o ex-juiz Sergio Moro, 3%, e com 1% cada aparecem Guilherme Boulos (PSOL), João Amoêdo (Novo), Eduardo Leite (PSDB) e Henrique Mandetta.

Já no cenário de rejeição, a maior é do presidente Bolsonaro. Disseram não votar nele 49% dos entrevistados. Outros 26% afirmaram que não votam em Lula. Ciro Gomes, Sergio Moro, Guilherme Boulos e João Dória não teriam os votos, cada, de 3% dos entrevistados. Eduardo Leite e João Amoêdo aparecem com 2% e Mandetta com 1%. Não sabe ou não respondeu somaram 3%, que é o mesmo percentual de quem opta por nenhum dos candidatos.

Mais Espontâneo

No cenário espontâneo para governador, chama a atenção o número de indecisos. Dos entrevistados, 55% disseram que não sabem ou não responderam. A opção Nenhum dos candidatos soma 11%.

Dos que declararam voto, 9% disseram que votarão em Roseana Sarney, 5% em Weverton Rocha, 4% em Edivaldo Júnior. Este é o mesmo percentual dos que votarão em Lahesio Bonfim. Carlos Brandão e Roberto Rocha aparecem empatados com 3% e Josimar de Maranhãozinho e Flávio Dino aparecem com 2%. Simplício Araújo foi citado por 1%, mesmo percentual dos que escolheram Felipe Camarão. (Do Jonh Curtrim)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *