Assembleia expressa pesar pela morte do ex-deputado Benedito Terceiro

Morre aos 77 anos, o ex-deputado estadual Benedito Terceiro | Diego Emir

Faleceu nas primeiras horas de domingo, 14 de novembro, em São Luís, aos 77 anos o ex-deputado estadual Benedito Pires Terceiro. Ele era esposo da ex-prefeita de Barra do Corda, Darci Terceiro.

Benedito Terceiro lutava contra um câncer há vários anos. Ele deixa a esposa Darci Terceiro, três filhos e netos. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Othelino Neto (PC do B)), divulgou nota de pesar pela morte do ex-deputado.

Benedito Ferreira Pires Terceiro, nascido em Rosário – MA, em 29/11/1944, trabalhou na Secretaria de Agricultura em atividades de manutenção das máquinas da SAGRIMA.

Foi aluno da Escola de Agronomia do Maranhão, onde formou-se Engenheiro Agrônomo.

No início da década de 80, foi nomeado Delegado do INCRA junto a Cooperativa Integral de Reforma Agrária de Barra do Corda (CIRA-Barra do Corda), onde realizou diversos projetos pioneiros no Estado para a melhoria da vida dos agricultores, a luta pela reforma agrária e a autonomia das cooperativas agrícolas.

Com o projeto desenvolvido para Barra do Corda, também levou água e saneamento para muitos povoados, escolas e lavanderias coletivas. Sob sua gestão, foram construídas estradas, a hidrelétrica de Barra do Corda e a CIRA foi tomada como modelo para outros Estados brasileiros.

Foi Deputado Estadual por três legislaturas, Deputado Estadual Constituinte na 11ª legislatura e Secretário de Agricultura do Estado do Maranhão durante o governo de Epitácio Cafeteira.
Foi o primeiro aluno da Escola de Agronomia e primeiro funcionário da Secretaria de Agricultura a chegar ao cargo Secretário de Agricultura.

Durante os anos de exercício, desenvolveu o projeto de pesquisa do Abacaxi de Turiaçu e várias outras pesquisas de desenvolvimento de sementes. Posteriormente assumiu a Superintendência do INCRA no Maranhão.

Exerceu grande liderança política em Barra do Corda, foi um político comprometido com o povo e a classe trabalhadora, dos povos indígenas e das cooperativas e o meio-ambiente, apoiando sempre a pesquisa, o estudo e o desenvolvimento do Estado, cujo potencial ele sempre acreditou.

NOTA DE PESAR DA ASSEMBLEIA LEGISLATIVA DO MARANHÃO 

A Assembleia Legislativa do Maranhão lamenta o falecimento do ex-deputado estadual Benedito Pires Terceiro, 77 anos, ocorrido neste domingo, em São Luís.

Além de deputado estadual por três legislaturas, Benedito Terceiro também foi secretário de agricultura do Maranhão no governo Cafeteira e superintendente do INCRA/MA. Ele era casado com a ex-prefeita de Barra do Corda, Darcy Terceiro, e pai de três filhos.

A Assembleia Legislativa presta condolências e solidariedade aos familiares e amigos neste momento de luto e dor pela imensurável perda.

Deputado Othelino Neto
Presidente da Assembleia Legislativa do Maranhão

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *