Morre o Coronel Ventura, ex-comandante da PM e ex-secretário de Segurança do Maranhão

O Coronel Guilherme Baptista Ventura, ex-secretário de Estado da Segurança Pública e ex-comandante da Polícia Militar do Maranhão (PMMA), faleceu, em Imperatriz, no começo da noite de quinta-feira (25). O Coronel Ventura tinha 77 anos de idade e estava na cidade de Imperatriz, enfrentando sérios problemas de saúde nos últimos dias.

O militar foi a óbito no momento em que familiares tentavam fazer a transferência dele para outro hospital, através da UTI no ar. Baiano, nascido em Salvador, no dia 5 de dezembro de 1943, o coronel Ventura chegou ao Maranhão no ano de 1986. Por duas vezes, foi comandante do 50 BIS, um fato inédito na história das Forças Armadas.

Foi o criador e o primeiro comandante do Corpo de Bombeiros Militar do Maranhão, que anteriormente era um órgão vinculado à Polícia Militar do Estado. No Corpo de Bombeiros, Ventura foi comandante no período de 15 de julho de 1992 a 28 de março de 1995.

Guilherme  Batista Ventura, teve diversos cargos  na gestão  Edison Lobão. Como comandante Geral da Polícia  Militar excluiu  dos quadros da PMMA, vários  PMs que estavam se comportando  de maneira  contrária  as orientações  da caserna. Também  como  comandante  na PMMA, não  acatava as ordens do Secretário de  Segurança

Advogado  Agostinho Noleto. Dizia que era  subordinado  somente ao governador. Diante dessa situação, o Secretário  Noleto não  teve outra   alternativa  a não ser pedir  exoneração  do  cargo  que de imediato  foi ocupado pelo próprio  Ventura. Era um gestor de linha  dura, mas tinha suas qualidades, porque  era   honesto e competente.

Da redação com informações do Djalma Rodrigues

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *