Confirmado concurso da Assembleia com vagas imediatas e provas em março

Assembleia Legislativa do Maranhão propõe que o novo concurso Alema tenha 65 vagas mais cadastro de reserva. Níveis médio e superior!

Sede da Assembleia Legislativa do Maranhão

O concurso para Assembleia Legislativa do Maranhão (Alema) deve apresentar, pelo menos, 65 vagas imediatas mais formação de cadastro de reserva. O quantitativo foi passado pela Diretoria de Recursos Humanos do órgão, em audiência pública virtual nesta segunda-feira, 6, ao qual Folha Dirigida esteve presente.

De acordo com cronograma do órgão, o edital deve ser publicado até o dia 20 de dezembro, com inscrições em janeiro de 2022. Já as provas estão previstas para março. As convocações de aprovados devem ocorrer a partir de setembro.

A oferta será para carreiras dos níveis médio e superior. A distribuição informada pela Assembleia é a seguinte:

Nível superior (54 vagas):

  • Consultor legislativo: 2 vagas;
  • Técnico de gestão administrativa (em diversas especialidades): 52 vagas.

Nível médio (11 vagas):  

  • Assistente legislativo administrativo: 11 vagas, divididas entre as especialidades de criador e desenvolvedor Web; agente legislativo administrativo; e intérprete de libras.

Durante a audiência pública, o Sindicato dos Servidores da Assembleia Legislativa do Maranhão (SindSalem) pontuou que a necessidade imediata é superior a 65 vagas. Mais de 400 vacâncias deveriam ser preenchidas, segundo a categoria.

Porém, o sindicato reconheceu que é possível iniciar o concurso com as 65 vagas imediatas e realizar mais nomeações durante o prazo de validade.

O juiz Douglas de Melo Martins sugeriu a inclusão de cargos de Comunicação Social no concurso Alema e aumentar as vagas para consultor legislativo. Além da formação de cadastro de reserva, com no mínimo três vezes o número de vagas, para que mais aprovados possam ser chamados durante o prazo de validade.

Tal sugestão foi acatada pelas partes. Membros da Assembleia Legislativa do Maranhão firmaram o compromisso de verificar se há vagas para Comunicação Social, caso a lei que cria cargos da área não tenha sido revogada.

Em caso de vacâncias, oportunidades para Comunicação Social serão incluídas no concurso. Dessa forma, é possível que o número de vagas imediatas aumente no edital.

Concurso Alema: Fundação Ceperj será a banca 

A Fundação Ceperj foi contratada, por dispensa de licitação, como banca organizadora do concurso. Ela será responsável por receber as inscrições e aplicar as etapas da seleção, como provas objetivas.

Na audiência pública desta segunda, 6, foi questionado o porquê da contratação direta da Fundação Ceperj sem a realização de licitação e concorrência pública.

Membros da Assembleia Legislativa explicaram que não abriram uma licitação pelo prazo curto para execução do concurso. A estimativa é que o edital seja publicado até 20 de dezembro, com provas aplicadas em março de 2022. 

Conforme a Assembleia Legislativa, outras bancas foram contatadas. Fundação Carlos Chagas (FCC) e a Fundação Getulio Vargas (FGV), por exemplo, informaram que não poderiam incluir o concurso Alema no cronograma de aplicação de provas.

Por isso, a Assembleia buscou por outras bancas no mercado e chegou até a Fundação Ceperj, que, de acordo com o órgão, possui todos os atestados de capacidade para realização do concurso.

Último concurso Alema foi realizado em 2013

O último concurso para Assembleia Legislativa MA teve edital publicado em 2013. No total, foram disponibilizadas 92 vagas para cargos de todos os níveis de escolaridade. As remunerações, na época, chegaram a até R$10 mil.

No nível fundamental, as chances foram para auxiliar legislativo operacional (nas funções de motorista, operador de recursos audiovisuais, eletricista de manutenção, bombeiro hidráulico e carpinteiro).

Já no nível médio, as oportunidades foram para assistente legislativo (nas especialidades de agente legislativo, técnico em iluminação, criador e desenvolvedor em Web e plataformas digitais, tradutor e intérprete de libras).

Para os graduados, as vagas foram para consultor legislativo, administrador, advogado, contador, engenheiro civil, engenheiro de segurança do trabalho, médico e programador de sistemas.

Além de analista de sistemas, revisor e taquígrafo. O concurso cobrou provas objetivas para todos os cargos. Apenas para nível superior ainda foi exigida uma avaliação discursiva.

Na objetiva, as questões foram sobre as disciplinas de: Língua Portuguesa, Raciocínio Lógico, Legislação da Assembleia do Maranhão, Noções de Informática e Conhecimentos Específicos.

Os classificados nas carreiras de auxiliar legislativo operacional (motorista), tradutor e intérprete de libras e taquígrafo ainda foram submetidos a prova prática. (folha dirigida)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *