Deputado Antônio Pereira parabeniza Dom Pedro pelos seus 69 anos de emancipação política

O deputado Antônio Pereira (DEM) usou suas redes sociais nesta quinta-feira (09), para parabenizar a população do município de Dom Pedro, localizado na Região Central do Maranhão, que hoje completou seus 69 anos de emancipação política.   

O democrata ressaltou que com desenvolvimento pujante, Dom Pedro completa seus 69 anos se destacando como cidade acolhedora, com grande potencial, gente humilde e trabalhadora, que vence todos os dias com esperança de dias melhores.

“Que nos próximos anos possamos comemorar muitas outras conquistas. Contem sempre comigo. Feliz aniversário Dom Pedro”, disse Antônio Pereira parabenizando, também, o prefeito Galego Mota, a presidente da Câmara, Rosângela Silva e os demais vereadores.

Para comemorar a data, o prefeito Galego Mota, por meio da Secretaria Municipal de Cultura, promoveu uma série de atrações para a população, como shows com Toca do Vale, Janaina Alves, Forró Fama, Kiko Maranhão, Jucy e Toinho e Tony Sousa.

Dom Pedro (Maranhão) – Wikipédia, a enciclopédia livre

HISTÓRIA DE DOM PEDRO 

Até o ano de 1915 o conjunto de terras que hoje constitui o município de Dom Pedro era apenas uma área isolada e quase desabitada. Conhecido como Mata de Nascimento, denominação inspirada na natureza da região.

O desbravamento da região se deu com a chegada de Manoel Bernadino de Oliveira, natural do Ceará, que atraiu ao local os aventureiros que liderou.

Em 1928, a Senhora Guilhermina Chaves Bier conhecida como Dona Bier, foi a primeira professora da localidade, logo depois a veio a professora Virginía Lêda, com o desenvolvimento do ensino fundaram a 1ª Escola, Escola Municipal Governador Eugênio Barros, e já começava nessa época veículos a trafegar.

Passou o povoado à categoria de vila em 1931, sob a denominação de Vila Pedro II, nome mudado em 1943 para Dom Pedro, em razão de já existir no Piauí uma cidade de idêntica denominação.

Já em 1950 nomearam para prefeito interino o Sr. Lídio Brito. A Lei nº 815, de 9 de dezembro de 1952, criou o município de Dom Pedro, desmembrado de Codó, cuja instalação oficial se deu em 1 de janeiro de 1953. O primeiro prefeito eleito na cidade foi Ananias Costa. (Assecom) 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *