Urubu assiste à missa junto a fiéis: ‘Mascote da comunidade’, diz moradora;

Xaropinha acompanhou toda a celebração, no domingo (5) — Foto: Reprodução/Paróquia São Josafat

Uma cena chamou a atenção dos fiéis que participaram de uma missa da Paróquia São Josafat em Prudentópolis, na região central do Paraná: a ilustre presença da Xaropinha, uma urubu fêmea adotada por comerciantes da cidade, que apareceu e participou de toda a celebração.

Câmeras de segurança da paróquia registraram, inclusive, o momento da chegada dela, no domingo (5).

Nas imagens, é possível ver o momento em ela pousa do outro lado da rua e atravessa a via até a entrada da paróquia, em meio às pessoas.

Assista ao Vídeo:

https://youtu.be/WBwJADhizHo

O evento estava sendo transmitido pela internet e registrou, também, Xaropinha participando da cerimônia atentamente. Na missa dominical, a comunidade celebrava a recepção do ícone de São José.

“Achei muito incrível, ele [o animal] é muito domesticado. Não tem medo do povo e ficou olhando para o padre”, relembrou Lucas Lupepsa, que auxilia nas transmissões das missas nas redes sociais e é vice-diretor da escola.

Ele também falou da surpresa ao ver a ave entrar na paróquia. Segundo Lucas, até este domingo, ele não tinha visto a urubu chegar em frente da igreja nem entrar nela.

De acordo com participantes, Xaropinha ficou e participou de toda a celebração, inclusive prestando atenção nas palavras do pároco.

O nome, inclusive, foi dado pela idosa que cuidou de Xaropinha quando a ave foi resgatada com a ajuda de Sirlei Lemos, moradora da cidade. Segundo ela, a ave é mansa e muito bem recebida por onde passa em Prudentópolis.

“Ela é extremamente mansa. Hoje vive no Centro, vai para tudo que é canto, todo mundo trata bem e conhece. Ela é um amor, virou mascote da comunidade, é muito bem recebida onde for”, ressaltou.

Xaropinha é conhecida como a ave símbolo da cidade. Moradores contam que ela é dócil, gosta de carinho e cotidianamente vai em diferentes comércios de Prudentópolis para se alimentar.

À RPC, Doroteia Jadvizak, que fez o registro da ave na igreja (veja cima), explicou que ela é filha de um outro urubu que também era conhecido da cidade, o Libório.

Ele morreu depois de ser atropelado por um caminhão, mas deixou a pequena ainda bebê, há cerca de um ano.

“Depois que o Libório morreu, a escola que trabalhei me avisou que tinha uma filhotinha dele em cima da biblioteca, morrendo porque quem alimentava ela era o pai. Liguei para meu amigo com a mãe dele, que cuidou do Libório, e resgatamos a Xaropinha”, contou Sirlei.

Sirlei contou que Xaropinha é mansa e bem recebida em toda a cidade — Foto: Reprodução/Arquivo Pessoal

Orientação

Apesar da cena inusitada ter sido uma experiência diferente para os fiéis ali presentes, o veterinário Robson Klimionte orienta que é preciso evitar o contato com estes animais.

Isso porque, segundo o especialista, se sentirem medo ou se sentirem ameaçados eles podem atacar com unhas e bicos afiados. (G1)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *