Brasil investiga 7 casos suspeitos de hepatite aguda em crianças

O mundo está em alerta para casos assim desde abril, quando quadros de inflamações graves no fígado de crianças começaram a aparecer

Ilustração do corpo humano com figado em evidencia - Metrópoles

O Ministério da Saúde monitora sete casos de hepatite aguda grave em crianças no Brasil. Três casos são de pacientes do Paraná e quatro, do Rio de Janeiro.

A comunidade científica está em alerta para casos assim desde abril, quando começaram a ser registrados quadros de inflamações graves no fígado de crianças sem que a causa para o problema fosse estabelecida. De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), 230 crianças menores de 16 anos em 20 países já apresentaram o problema.

Os sintomas da enfermidade são febre, mal estar, dor no corpo, diarreia, vômito, dor abdominal e icterícia – coloração amarelada dos olhos. Nos casos investigados pelas autoridades de saúde de outros países, chama à atenção o fato de testes laboratoriais terem descartado os vírus mais comuns da hepatite (tipos A, B, C, D e E) como causa da infecção.

Ilustração de uma pessoa com os braços abertos e os orgãos em evidencia - Metrópoles

No Reino Unido, onde o surto começou, as investigações apontam para a infecção por um pelo adenovírus 41F, encontrado na maioria das amostras.

“Essas infecções não parecem ter relação com alimentos, espécies de animais, áreas geográficas ou com as vacinas contra a Covid porque a maioria dessas crianças sequer foi vacinada”, disse a médica Philippa J. Easterbrook, cientista sênior no departamento de HIV da OMS em Genebra, durante coletiva de imprensa da última quarta-feira (4/5).

R7

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *