Novo RG 2022 começa a valer em breve: troca será obrigatória?

Saiba como será o novo RG e o que fazer para emiti-lo.

Carteira de identidade nacional é lançada; veja o que se sabe sobre o novo RG | CNN Brasil

O novo modelo da Carteira de Identidade Nacional que será utilizados pelos brasileiros de agora em diante, também chamado popularmente de RG, já está disponível para todos os cidadãos de qualquer estado do país. Embora muitos tenham emitido uma nova via do Registro Geral nos últimos tempos, é importante destacar que o novo RG Digital está confirmado para ser o documento oficial dos cidadãos.

Isso quer dizer que é fundamental que a população tome conhecimento sobre o novo documento. Caso você não saiba bem o que está sendo feito, fique por dentro de todas as informações a respeito da nova mudança a partir de agora.

Esse modelo de RG foi criado inicialmente com a intenção de reunir as principais informações de uma pessoa em um único documento. Está claro que Governo Federal acredita que a mudança da Carteira de Identidade tradicional para o novo RG Digital é essencial para trazer mais modernidade e segurança aos cidadãos.

A mudança no RG

A princípio, o novo RG Digital (como baixar RG Digital no celular) brasileiro poderá ser autenticado muito facilmente por via de um QR Code que funcionará mesmo se o indivíduo estiver off-line. Além disso, por permitir a validação eletrônica, o documento tem sido considerado mais seguro, especialmente porque ele tem como fim diminuir os casos de falsificação.

Um outro ponto que também chama a atenção é o fato de que o CPF estar finalmente sendo considerado o registro principal. Isso quer dizer que certidões de nascimento, casamento e óbito, assim como a CNH, carteira de trabalho e outros documentos poderão fazer uso do número do seu CPF.

É válido ressaltar que o novo RG servirá também como passaporte para viagens nos países do Mercosul. Essa possibilidade é concedida graças a emissão do código Machine Readable Zone (MRZ ) no estilo padrão internacional.

Qual o prazo para trocar o documento?

Mesmo já estando em vigor em todo território nacional, o prazo para os cidadãos trocarem o documento é extenso.  Todo indivíduo terá tempo de sobra para pedir o novo RG. Confira:

  • Crianças de 0 a 12 anos: o atual RG terá validade de 5 anos;
  • Pessoas de 12 a 60 anos: o atual RG terá validade de 10 anos;
  • Pessoas acima dos 60 anos: o atual RG terá validade por tempo indeterminado.

Como pedir o novo RG digital?

emissão do novo modelo de RG teve início no dia 1° de março, no entanto os institutos de identificação dos estados terão um prazo flexível para se acostumar ao novo documento. Logo, mesmo que o modelo já esteja em vigor, a grande maioria dos estados ainda estão o implementando ao sistema.

É importante destacar que o novo documento só poderá ser emitido pelos cidadãos que já possuem cadastro biométrico na Justiça Eleitoral ou em outro instituto de identificação.

A princípio, será necessário instalar o aplicativo do Documento Nacional de Identidade (DNI). Ao abrir a plataforma, o indivíduo deverá preencher um pré-cadastro informando o nome completo, filiação, CPF, data de nascimento, e-mail e número de telefone.

Para concluir, nós lembramos que será preciso pedir o documento em um ponto de atendimento, seja ele físico ou virtual, que esteja disponível, pois assim a Secretaria de Segurança Pública do Estado poderá emitir a carteira. (R7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado.