Osmar Filho recebe homenagem da Apae nos 30 anos do Teste do Pezinho

A Associação dos Pais e Amigos dos Excepcionais (Apae) de São Luís comemorou os 30 anos do Teste do Pezinho na manhã desta segunda-feira (06), em uma solenidade para homenagear os apoiadores da instituição. O evento, que aconteceu na sede da entidade, contou com a participação de funcionários, voluntários e apoiadores, além de familiares da comunidade atendida na Apae.

Um dos homenageados foi o presidente da Câmara Municipal de São Luís, Osmar Filho (PDT), que todos os anos vem destinando recursos por meio de emendas parlamentares, para os trabalhos que a entidade desenvolve na capital maranhense, que inclui o Teste do Pezinho. “Reitero aqui nosso compromisso de continuar apoiando esta instituição, que realiza um importante trabalho para a sociedade maranhense”, afirmou o vereador, confessando-se feliz por fazer parte da história da Apae no estado.

O presidente da entidade, Sebastião Vanderlaan, agradeceu a presença assídua do pedetista e suas constantes contribuições para a comunidade. De acordo com o gestor, o vereador está sempre disposto a auxiliar a Apae nas demandas que se apresentam cotidianamente.

Teste do Pezinho – Conhecido popularmente como Teste do Pezinho, porque a coleta de sangue é feita no calcanhar do pezinho do bebê, o procedimento compreende um conjunto de exames laboratoriais feitos com o objetivo de detectar precocemente algumas alterações metabólicas e genéticas congênitas, que podem trazer graves problemas para a criança, como o retardo mental e problemas respiratórios. Na Apae São Luís o exame é realizado desde 1992, com o apoio de uma extensa rede de coleta, composta por postos de saúde e hospitais, para que o exame seja oferecido gratuitamente a toda a população maranhense.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *