Pesquisa da Escutec aponta Brandão com 33%, Weverton com 28% e Lahésio com 15%

Divulgada na tarde de quinta-feira (16), a pesquisa realizada pelo Instituto Escutec, em parceria com o Grupo Mirante, aponta polarização entre o governador Carlos Brandão (PSB) e o senador Weverton Rocha (PDT) na corrida eleitoral para o Palácio dos Leões.

O levantamento ocorreu em 70 municípios do Maranhão, entre os dias 11 e 16 de junho, e registrada na Justiça Eleitoral sob o número MA-05721/2022. O nível de confiança é de 95%.

No cenário estimulado, Carlos Brandão aparece com 27% das intenções de votos, seguido por Weverton Rocha que tem 23%. Em terceiro, surge o ex-prefeito de São Pedro dos Crentes, Lahésio Bonfim (PSC) com 15%, e Edivaldo Holanda Júnior (PSD) com 11%.

O pré-candidato do Solidariedade, Simplício Araújo, apareceu com 3% e Hertz Dias (PSTU) e Enilton Rodrigues (PSOL) estão empatados com 1%.

Outros 8% disseram votar em branco, nulo, ou em nenhum dos candidatos apresentados, e 11% não sabem, ou não responderam.

Em maio, o Instituto Escutec já havia divulgado uma pesquisa sobre corrida governamental, onde apontou que o socialista estava com 24%, contra 20% do pedetista. Portanto, houve um crescimento das pré-campanhas dos dois concorrentes.

Segundo turno – O Escutec também levantou possíveis cenários de segundo turno entre os líderes, Carlos Brandão e Weverton Rocha, e os demais principais concorrentes.

Na primeira simulação, Brandão venceria Weverton por 36% a 34%. O governador também venceria Edivaldo Holanda Júnior (39% a 23%) e Lahesion Bonfim (38% a 29%).

Weverton também venceria Edivaldo Júnior, por 39% a 20%; e Lahesio Bonfim por 35% a 28%.

Votos válidos

Se fossem computados apenas os votos válidos – excluídos brancos, nulos e indecisos, Brandão teria, segundo o Escutec, 33%, contra 28% de Weverton, 19% de Lahesio, 13% de Edivaldo Júnior, 4% de Simplício, 2% de Enilton Rodrigues e 1% de Hertz Dias.

Ao questionar os entrevistados sobre em quem você não votaria, o senador Weverton Rocha aparece como 23%, governador Carlos Brandão com 17%, Edivaldo Júnior (8%), Lahesio Bonfim (7%), Simplício Araújo (6%), Enilton Rodrigues (3%) e Hertz Dias (3%).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *