Osmar Gomes: um propósito de vida para SER JUIZ

O ser juiz desta semana fez um passeio pelos lençóis maranhenses, subiu até a Região dos Cocais, encostou no Médio Mearim e desaguou na Ilha de São Luís para homenagear o grande magistrado, de corpo e alma, que é Osmar Gomes dos Santos. Deixando sua marca por onde passou, sempre atuou de forma a garantir o direito de cada cidadão que buscava o Judiciário. Sem perder a humildade, cultivou amizades e construiu laços de fraternidade para toda uma vida. Conviamos você a fazer um passeio pela vida deste magistrado.QUEM É OSMAR GOMES?Um homem simples, de origem humilde, natural do povoado Enseada Grande, Município de Cajari, interior do Maranhão. Filho de pais lavradores, fiquei órfão de pai aos 08 anos, mas minha mãe passou a trabalhar para sustentar os seis filhos, dos quais sou o caçula. Ela cuidava da roça, quebrava coco babaçu e vendia bolos de tapioca, sempre preocupada para que nada nos faltasse. Mudamos para São Luís quando eu tinha 11 anos e, sem opção, fomos morar em uma palafita em cima da maré, atual Ilhinha, região do São Francisco. Com essa idade, comecei a vender jornais nas ruas de São Luís e, nos finais de semana, também vendia pão cheio e vigiava carro na Ponta DAreia. O objetivo era um só: ajudar nas despesas de casa.Dos 13 aos 18 anos, trabalhei como servente de pedreiro, só abandonando essa profissão após ter sido aprovado no vestibular de Direito da UFMA. A partir de então, passei a dar aulas particulares para garantir o dinheiro do transporte. Fui aprovado nos concursos para Agente e Delegado da Polícia Civil, quando exerci os cargos de assessor chefe e coordenador de polícia especializada. Fui chefe do departamento jurídico do Banco Bradesco S/A, responsável pela Regional Maranhão e Piauí, e também atuei como secretário chefe do gabinete e procurador adjunto do Poder Legislativo de São Luís.

Sou casado há trinta anos com Maria Felix Gomes, advogada, empresária e mãe dos meus dois filhos: Osmar Filho, advogado e vereador de São Luís, e Bianca Gomes, também graduada em Direito.

QUEM É O JUIZ OSMAR GOMES?

Uma pessoa comprometida com a justiça e com o bem estar dos cidadãos que nos buscam; um profissional atento ao seu papel social e constitucional. Alguém que vê e sente a interação com a sociedade como uma relação necessária para a qualidade e efetividade das decisões judiciais e para a promoção da mudança social.

POR QUE ESCOLHEU O DIREITO?

Pelo desejo ardente de combater as injustiças e ajudar na solução de conflitos.

PARA VOCÊ, O QUE REPRESENTA A MAGISTRATURA?

Uma ferramenta para atuar na defesa, respeitabilidade e preservação dos direitos da sociedade, conquistados muitas vezes com suor, sangue e lágrimas.

EM QUAL COMARCA ESTÁ NO MOMENTO E HÁ QUANTO TEMPO?

Comarca de São Luís, como titular da 1ª Vara do Júri. Mas já passei por Barreirinhas, Coelho Neto e Bacabal.

ALÉM DA FUNÇAO JUDICANTE, QUE AÇÕES DESENVOLVE NA COMARCA?

Sou diretor do Fórum e membro substituto do Tribunal Regional Eleitoral do Maranhão na categoria Juiz de Direito.

COMO VÊ A ATUAÇAO DO JUDICIÁRIO NESTA COMARCA?

Muito boa, e isso se deve em razão da colaboração de magistrados e servidores comprometidos com a celeridade das ações e o bem estar de todos.

COMO CUIDA DA SAÚDE?

Faço meus exames de rotina, além de caminhadas, futebol e uma alimentação balanceada.

CAMINHO PARA O SUCESSO É?

Persistência e força de vontade.

HOBBY?

Ouvir músicas que tocam a alma.

LIVRO PREDILETO?

Nunca desista de seus sonhos (Augusto Cury).

FILME QUE GOSTA E POR QUÊ?

De ação (missão impossível), por refletir parte daquilo que vivenciamos no dia a dia em nossa sociedade.

MANIA?

Checar todas as portas e janelas da casa antes de deitar.

O MELHOR DA VIDA?

Dormir com a consciência tranquila.

FAMÍLIA É?

A base de tudo, meu maior ponto de apoio.

O QUE VALORIZA NOS OUTROS?

Honestidade e companheirismo.

O QUE NAO GOSTA NOS OUTROS?

A falsidade e hipocrisia.

SONHO?

Meus filhos e netos viverem em uma sociedade mais justa, mais fraterna e mais igualitária; onde os recursos públicos sejam aplicados para fomentar o crescimento e o desenvolvimento, com oportunidades iguais para todos.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *