Em 188 anos de história, Assembleia Legislativa do Maranhão terá primeira mulher como presidente

Candidata única, Iracema Vale será aclamada no próximo dia 1º de fevereiro, início da nova legislatura. Bancada feminina também será a maior da Casa, com 12 deputadas

O Brasil ainda era um Império quando a Assembleia Legislativa do Maranhão foi instalada, em 16 de fevereiro de 1835, e foram eleitos, à época para mandato de dois anos, os deputados provinciais. Próximo de completar 188 anos de história, o Legislativo maranhense será chefiado pela primeira vez por uma mulher.

Trata-se de Iracema Cristina Vale Lima (PSB), 54, enfermeira por formação, que também alcançou a maior votação da história entre postulantes para a Casa no estado, em números absolutos. Ela teve ao todo 104.729 votos.

“As mulheres estão cada vez mais demonstrando sua força e excelência na política. As últimas eleições mostraram isso, somos 12 mulheres eleitas para a Assembleia. Um número que já aponta para uma mudança, mas que ainda precisa crescer. Podemos avançar mais, conquistar o nosso espaço e mostrar o nosso trabalho. Sou uma política empreendedora, que valorizo a confiança dos meus eleitores e que sei trabalhar em grupo. Seria uma grande honra ser escolhida para representar os deputados e deputadas nesta próxima legislatura”, disse em dezembro, quando entrou na disputa pela presidência da Casa.

Ainda no fim do ano passado, favorecida pela força do Palácio dos Leões e engajamento pessoal do governador Carlos Brandão (PSB), Iracema superou em número de apoios o atual presidente da Alema, deputado Othelino Neto (PCdoB), que abriu da candidatura à reeleição.

Com a saída do comunista da disputa, ela será aclamada presidente pelo próximo biênio no próxima dia 1º de fevereiro, data que marca o início da nova legislatura.

No comando da Assembleia, a deputada vai controlar um orçamento de R$ 535 milhões previstos para este ano.

Embora novata no Palácio Manuel Beckman, sede do Legislativo estadual, Iracema Vale não é iniciante na política.

Nas eleições de 2012 e 2016, então filiada ao PT, ela foi eleita e reeleita prefeita de Urbano Santos, município de quase 35 mil habitantes localizado na mesorregião do leste maranhense.

A experiência como gestora municipal garantiu a ela histórico de administração de grandes resultados, índice de aprovação popular elevado e três prêmios de “Prefeita Empreendedora” pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas).

Antes, em 2004, já havia sido eleita vereadora da cidade, pelo PTB. A nova legislatura do Parlamento maranhense terá também a maior bancada feminina de sua história, representando 28,57% das 42 vagas da Casa.

Além do comando da presidência com Iracema, a Alema contará com as deputadas Fabiana Vilar (PL), Solange Almeida (PL), Mical Damasceno (PSD), Dra. Vivianne (PDT), Andreia Rezende (PSB), Abigail (PL), Daniella (PSB), Edna Silva (Patriota), Janaína Ramos (Republicanos), Claudia Coutinho (PDT) e Ana do Gás (PCdoB). (Com informações do Atual7)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *