Cinco integrantes de uma organização criminosa interestadual, especializada em furtos de pertences dentro de veículos, foram presos por policiais da Superintendência Estadual de Investigações Criminais (SEIC), na Avenida Litorânea, em São Luís, na tarde deterça-feira (13).
O grupo criminoso é natural do Piauí e veio para o Maranhão no início do mês de agosto com a finalidade de promover a prática delitiva.
Nas ações, eles utilizavam um aparelho eletrônico denominado ‘Chapolin’, usado para bloquear frequências durante o acionamento do travamento do veículo ou copiar a frequência, o que possibilitava a abertura das portas e ingresso no carro para a subtração de bens.
Os criminosos permaneciam dentro de um veículo estacionado próximo a um estacionamento movimentado (hospitais, shoppings, supermercados e outros) para então aplicar o golpe quando da aproximação de possíveis vítimas.
Os cinco presos foram autuados em flagrante delito pelos crimes de furto qualificado, associação criminosa, tráfico de drogas e associação para o tráfico.
Três dos criminosos eram foragidos da Justiça do Piauí e tinham contra si mandados de prisão em aberto, que foram imediatamente cumpridos.
No momento da prisão, na Avenida Litorânea, os criminosos estavam procurando por novas vítimas.
Estima-se que várias pessoas tenham sofrido com a ação dos criminosos nos últimos dias.
Após cumprimento das formalidades legais, os presos foram encaminhados ao sistema penitenciário, onde permanecerão à disposição da justiça.
Com informações do Gilberto Lima