A “colinha” é incentivada pela Justiça Eleitoral, para o eleitor evitar errar e perder tempo no dia do pleito
A menos de 15 dias para o 1º turno das Eleições Municipais de 2024, os eleitores já podem preparar suas anotações, pessoais e individuais, contendo os números das candidaturas nas quais pretendem votar. A “colinha” é incentivada pela Justiça Eleitoral, para o eleitor evitar errar e perder tempo no dia do pleito.
Na “colinha”, o eleitor pode escrever os números dos candidatos conforme a ordem de votação. Primeiro é digitado o voto para vereador e, depois, para prefeito, de acordo com a legislação eleitoral.
Para vereador, são cinco dígitos. Os dois primeiros correspondem ao partido político (caso em que é possível votar somente na legenda, se desejar) e os três seguintes são os que identificam a candidata ou o candidato ao cargo.
Para prefeito, o número a ser digitado na urna eletrônica é composto de dois dígitos. Após o registro do último voto, aparecerá, na tela da urna, a palavra “FIM”.
Não pode
É proibido, na cabine de votação, que o eleitor ou eleitora porte telefone celular, máquina fotográfica, filmadora, equipamento de radiocomunicação ou qualquer instrumento que possa comprometer o sigilo do voto, ainda que desligados.
Eleições 2024
O primeiro turno das Eleições Municipais de 2024 está marcado para o dia 6 de outubro. Se necessário, nas cidades com mais de 200 mil eleitores, o 2º turno ocorrerá no dia 27 de outubro, apenas para o cargo de prefeito.
A disputa do 2º turno ocorrerá se a pessoa mais votada no 1º turno não tiver alcançado metade mais um dos votos válidos (maioria absoluta).
Fonte: Com informações do TSE