O governador Carlos Brandão (PSB), realiza nesta quarta-feira (16), a assinatura da Ordem de Serviço para o início das obras de prolongamento da Avenida Litorânea, em São Luís, a qual deve se tornar a mais importante realização do seu Governo.
A solenidade será realizada às 9h, na Avenida Atlântica, s/n, na praia do Araçagy, próximo ao retorno da descida da praia. Antes, às 8h, haverá entrevista coletiva no local.
Considerada uma das maiores intervenções de mobilidade e urbanismo do litoral maranhense, a obra prevê a construção de 7 km de via, com investimento estimado em R$ 235,6 milhões.
O novo trecho vai integrar os municípios da Grande Ilha, oferecendo uma via moderna, segura e ambientalmente responsável.
O projeto inclui infraestrutura completa de saneamento, iluminação, ciclovia, áreas de lazer, ponte e praça pública, consolidando-se como referência nacional em requalificação urbana e infraestrutura sustentável.
Com o início da obra, Carlos Brandão fará a maior ampliação da Avenida Litorânea desde a conclusão de seu primeiro trecho, em 1993, durante o governo Edison Lobão.
Idealizada na década de 1980 pelo então governador Luiz Rocha, a Avenida Litorânea foi concebida para interligar a Praia de São Marcos até a Praia do Araçagy.
No entanto, entraves burocráticos e ambientais permitiram, à época, a entrega de apenas 5,5 km de extensão.
Em 2012, o então prefeito de São Luís, João Castelo (falecido), inaugurou mais 1.180 metros da via. Já em 2021, o governo Flávio Dino entregou novo trecho com 1.800 metros, ligando os bairros Calhau e Olho d’Água.
Se concluída, a obra atual permitirá que, quase 50 anos depois de seu projeto inicial — que contou com a participação do renomado arquiteto Burle Marx —, a Avenida Litorânea alcance cerca de 10 km de extensão, aproximando-se da concepção original.
O atual projeto não inclui a ligação da Avenida Litorânea com a MA-203, por meio da Rua Urucutiua, cujo processo de desapropriação já foi iniciado.
Portanto os moradores dos condomínios Alphaville, Vila Fiore, Dahma e outros vão ter que esperar mais um pouco para ter essa ligação direta com a praia. (Diego Emir)
Confira o vídeo: