O ministro da Previdência Social, Wolney Queiroz, confirmou nesta quinta-feira (3) que o ressarcimento dos aposentados, sobre o dinheiro desviado do INSS, começa a partir do dia 24 deste mês de julho, direto na conta dos aposentados e pensionistas.
A informação foi dada durante entrevista ao programa Voz do Brasil, da EBC, Empresa Brasil de Comunicação.
Segundo o ministro, 2,1 milhões de aposentados e pensionistas já estão aptos a receber o ressarcimento pelos descontos irregulares de mensalidades associativas nos benefícios do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).
O ministro também comentou a decisão do ministro Dias Toffoli, do Supremo Tribunal Federal (STF), que homologou o acordo para realização dos pagamentos.
Wolney Queiroz explicou que o acordo foi necessário para dar rapidez ao processo de devolução dos recursos e evitar questionamentos jurídicos.
O pagamento
Com a homologação do acordo pelo STF, os pagamentos devem começar a 24 de julho e serão feitos de 15 em 15 dias, a partir da data inicial.
Cada lote deve contar com o ressarcimento de 1,5 milhão de beneficiários. Aposentados e pensionistas receberão valores na folha de pagamento.
Os valores serão corrigidos pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), indicador da inflação.