Um total de 694 produtos ficaram de fora da Ordem Executiva assinada nesta quarta-feira (30) pelo presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, elevando o valor da tarifa de importação de produtos brasileiros para 50%, As taxas entram em vigor em sete dias, ou seja, dia 6 de agosto.

Entre as exceções estão produtos como suco e polpa de laranja, combustíveis, minérios, fertilizantes e aeronaves civis, incluindo seus motores, peças e componentes.
Também ficaram de fora do tarifaço produtos como polpa de madeira, celulose, metais preciosos, energia e produtos energéticos e fertilizantes.
A lista de exceções contempla produtos como:
- Aeronaves civis e peças;
- Veículos de passageiros, peças e componentes;
- Produtos específicos e derivados de ferro, aço, alumínio e cobre;
- Fertilizantes;
- Produtos agrícolas (como suco de laranja, castanha do Pará e madeira tropical serrada);
- Metais e minerais específicos (como silício, ferro-gusa, alumina, estanho, ouro, prata, ferroníquel, ferronióbio e produtos ferrosos);
- Produtos energéticos (como carvão, gás natural, petróleo e derivados, como querosene, óleos lubrificantes, parafina, coque de petróleo, betume, misturas betuminosas e energia elétrica).

No entanto, café, frutas e carnes não estão entre as exceções aplicadas pelos Estados Unidos, e serão taxados em 50%.
A lista completa com os produtos que não serão taxados está no Anexo I da Ordem Executiva assinada pelo presidente Trump, publicada no site da Casa Branca.


