Rede de moda já havia encerrado 10 unidades em dezembro de 2022; teve prejuízo de R$ 149 milhões no 1º trimestre
A Lojas Marisa anunciou na 3ª feira (16.mai.2023) que vai fechar 91 unidades em 2023. O número inclui as 25 lojas que já foram encerradas de março a abril. No 1º trimestre de 2023, a empresa registrou perda líquida de R$ 149 milhões, alta de 64,2% em relação ao mesmo período de 2022. Eis a íntegra (832 KB) do relatório com os resultados do 1º trimestre de 2023 divulgado na 3ª feira (16.mai).
A medida faz parte do plano de reestruturação da Marisa, implantado em fevereiro deste ano. Além do encerramento de unidades com margens de contribuição menores ou deficitárias, a companhia planeja realizar corte de custos e de despesas fixas.
No final de março, a Marisa tinha 330 lojas. A empresa já havia fechado 10 unidades em dezembro de 2022. Até o fim de maio, outras 26 vão fechar as portas. Conforme a Marisa, o plano de reestruturação vai garantir um aumento de Ebitda (sigla em inglês para lucro antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) estimado de R$ 62 milhões em base anuais recorrentes.
“O processo de renegociação de dívidas com nossos fornecedores e proprietários de imóveis, marcado por forte parceria, já atingiu a expressiva marca de aproximadamente 90% dos fornecedores e 65% dos proprietários de imóveis”, declarou a companhia.
Apesar do prejuízo registrado no 1º trimestre, a receita líquida no varejo alcançou R$ 440,5 milhões –montante 1,3% maior do que o registrado no mesmo período de 2022. Segundo a empresa, “tal crescimento foi dirigido por melhores vendas em lojas físicas, mesmo considerando o fechamento de 14 lojas” nos 12 meses anteriores a março de 2023.(Poder360)