A Creche-Escola ‘Sementinha’, vinculada ao Grupo de Esposas de Deputados do Maranhão (Gedema), realizou, na sexta-feira (19), curso de noções básicas em primeiros-socorros para professores e servidores da escola e do Programa ‘Sol Nascente’. A capacitação foi ministrada por uma equipe formada por médico e enfermeiros do Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu).
A iniciativa está prevista na Lei Federal 13.722/2018 (Lei Lucas), que torna obrigatória a capacitação em noções básicas de primeiros-socorros a professores e funcionários de estabelecimentos de ensino públicos e privados de educação básica e aqueles especializados em recreação infantil.
De acordo com a diretora pedagógica da creche e coordenadora do ‘Sol Nascente’, Cynthia Vieira, 61 funcionários participaram das aulas. “Atendemos na creche 255 alunos e ainda temos as crianças que participam do ‘Sol Nascente’. Por isso, reforçamos a importância dos primeiros-socorros no ambiente escolar, visto que uma simples técnica e manobra pode salvar vidas”, afirmou.
Cynthia Vieira explicou que a lei recebeu esse nome, Lucas, devido à história de um menino que faleceu após se engasgar em um passeio escolar. No momento do acidente, nenhum profissional sabia como agir para salvar a vida dele.
Durante o curso, os participantes aprenderam sobre noções de primeiros-socorros em situações de urgência, como técnicas que incluem exercícios com a prática de reanimação cardiorrespiratória de bebês, com o uso de bonecos especiais para simulação de emergências. Além disso, aprenderam como agir em caso de engasgo em bebês.
Segundo o médico do Samu, Gilzep Campos, a ideia é garantir o ensino de primeiros-socorros, além de assegurar uma melhor assistência em situações de emergência. “Os funcionários de ambiente escolar são importantes para propagar esse conhecimento”, destacou.
Jamila Godinho, que atua como professora de educação física, participou do curso e considera a iniciativa fundamental para um ambiente escolar mais seguro. “É muito importante termos esse curso, pois é uma oportunidade de capacitar os professores e demais profissionais para estarem preparados para lidar com uma possível emergência”, finalizou.