Programa recebeu a chefe do Cartório da 76ª Zona Eleitoral, Vanessa Eulálio, que falou sobre as etapas do trabalho preparatório até as eleições de outubro
O programa ‘Pautas Femininas’ desta segunda-feira (29), transmitido pela Rádio Assembleia (96,9 FM), abordou o tema ‘Eleições Municipais’. A chefe do Cartório da 76ª Zona Eleitoral, Vanessa Eulálio, foi entrevistada pela radialista Josélia Fonseca, ocasião na qual reforçou que o trabalho para as eleições é constante, obedecendo a um calendário determinado pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Atualmente, segundo Vanessa Eulálio, a fase é das convenções partidárias, que podem ser feitas até o dia 5 de agosto. A partir desta data, se iniciarão os registros de candidaturas, até 15 de agosto.
“Ao mesmo tempo, estamos trabalhando com os mesários, que são muito importantes para o processo eleitoral, pois, sem eles, não há eleições. Então, neste momento, estamos fazendo as convocações dos mesários e realizando os treinamentos que os preparam para lidar com a urna eletrônica e com as situações que podem ocorrer com o eleitor”, destacou Vanessa Eulálio.
A chefe do Cartório da 76ª Zona Eleitoral destacou que este ano os locais de votação contarão com a presença dos coordenadores de acessibilidade, pessoas que estarão presentes para auxiliar eleitores que precisem de apoio.
Para tanto, a Justiça Eleitoral tenta, na medida do possível, convocar pessoas que tenham conhecimento da Língua Brasileira de Sinais (Libras) e habilidades extras, além das convencionais, com a finalidade de facilitar o acesso do eleitor ao seu direito ao voto.
Durante a entrevista, a chefe do Cartório da 76ª Zona Eleitoral ressaltou ainda os principais passos até o dia 6 de outubro, quando ocorrem os pleitos municipais em todo o Brasil. Entre os temas tratados estão os prazos para registros de candidaturas, propagandas políticas, treinamentos de pessoal, preparação das urnas, entre outros assuntos de interesse dos candidatos.
Quanto ao eleitor, Vanessa Eulálio destacou que é importante acessar o aplicativo E-Título, que é a versão digital do título de eleitor, onde podem ser encontradas todas as informações acerca do processo eleitoral. “Outra forma é acessar o site dos tribunais eleitorais onde o eleitor pode verificar sua situação eleitoral”, acrescentou.