Polícia Federal apreende meia tonelada de cocaína em navio com tripulação ucraniana no Porto do Itaqui, em São Luís

Na madrugada deste sábado, 5, a Polícia Federal (PF) no Maranhão realizou uma operação que resultou na apreensão de 500 quilos de cloridrato de cocaína, marcando a maior apreensão do tipo na história do Maranhão. A droga foi encontrada a bordo do navio graneleiro JAWOR, de bandeira das Ilhas Bahamas, que se encontrava fundeado nas proximidades do Porto do Itaqui, em São Luís.

Cocaína foi encontrada no paiol da proa do navio, em São Luís, segundo a PF — Foto: Divulgação/Polícia Federal

Durante a madrugada, a embarcação estava se preparando para atracar, equipes do Núcleo de Polícia Marítima e da Delegacia de Repressão a Entorpecentes da PF  abordaram a tripulação e localizaram a droga no paiol da proa do navio.

A Polícia Federal  suspeita é que a cocaína tenha sido embarcada, com ajuda de tripulantes, enquanto o navio encontrava-se fundeado.

A embarcação, com tripulação ucraniana, havia chegado de Roterdã, na Holanda, e estava aguardando atracação para carregar soja com destino ao Porto de Cartagena, na Espanha.

Segundo a PF, as investigações preliminares indicam que a cocaína pode ter sido embarcada com a ajuda de membros da tripulação, enquanto o JAWOR permanecia fundeado.

A Polícia Federal  já iniciou um inquérito policial para apurar a origem e o destino da droga, e todo o grupo de tripulantes será interrogado nas próximas fases da investigação.

O navio graneleiro JAWOR permanecerá atracado no Porto do Itaqui enquanto as apurações continuam, e a droga apreendida será incinerada em local seguro não informado pela PF.

Um inquérito foi instaurado para investigar a origem e o destino da droga e toda a tripulação ainda será interrogada, podendo responder pelos crimes de tráfico de drogas e organização criminosa. Já a cocaína apreendida será incinerada, segundo a Polícia Federal.

A ação faz parte de uma série de investigações da Polícia Federal sobre organizações criminosas especializadas em tráfico de drogas na área portuária de São Luís. Os indiciados poderão enfrentar acusações de tráfico de drogas e formação de organização criminosa.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *