No Maranhão, candidato a deputado termina a eleição com zero voto

Gonzales Filho não recebeu votos nas eleições de 2022 — Foto: Divulgação/TSE

No Maranhão, um candidato a deputado estadual terminou as eleições sem nenhum voto. Trata-se de Gonzalez Felipe Pereira Filho, de 42 anos, que sequer votou em si mesmo.

Segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE), o candidato se registrou como Gonzales Filho e estava filiado ao Democracia Cristã. Ele também declarou ter ensino médio completo, não possuir bens e atualmente trabalhar como motorista particular.

Apesar do baixo desempenho, Gonzales recebeu recursos para tentar se eleger. Oficialmente, constam R$ 10.989,23 doados pelo Democracia Cristã para usar na campanha.

Especialistas afirmam que não ter nem o próprio voto é um indício de candidatura “laranja”, aquela feita apenas para cumprir o mínimo obrigatório por lei. A fraude costuma acontecer em candidaturas femininas para cumprir a cota de gênero exigida pelo TSE, mas mesmo em casos de candidatos homens há a possibilidade de cassação de toda a chapa, segundo o tribunal.

Por outro lado, o presidente do Democracia Cristã no Maranhão, Eduardo Costa, afirmou que irá investigar o uso do valor doado para a campanha e que, se não for usado, o dinheiro automaticamente retorna ao Tesouro Nacional. Eduardo disse ainda que Gonzales ficou doente.

“Infelizmente, ele acabou ficando doente. Inclusive, o material que o partido preparou para a campanha dele está aqui conosco e não foi buscado”, concluiu o presidente do Democracia Cristã no Maranhão.

Ao g1 Maranhão, Gonzales Filho comentou a razão de não ter recebido votos em 2022. Segundo ele, havia um plano para conseguir se eleger, mas uma doença o desanimou e ele não conseguiu votar. O candidato disse ainda que não usou os recursos da campanha e não quis pedir votos nem mesmo a parentes porque abandonou a eleição.

“A verdade é que eu fiquei doente e abandonei a eleição, tanto que não fui buscar o material de campanha. Também tive a perda de um irmão próximo das eleições, e aí eu abandonei de vez”, informou.

Gonzales teve votos em 2020

Em 2020, Gonzales teve 26 votos quando tentou ser eleito vereador de Paço do Lumiar, na Região Metropolitana de São Luís. Na época, o candidato se declarou como cantor e compositor e recebeu R$ 390 do Partido Socialista Brasileiro (PSB), ao qual era filiado, para usar na campanha.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *