Temporal alaga ruas, invade casas e deixa aeroporto sem energia em São Luís

Ao g1, passageiros relataram que tiveram dificuldades para localizar suas bagagens devido à falta de energia no Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado. Chuva também provocou estragos nos bairros São Cristóvão e Tirirical.

Chuva deixou Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, em São Luís (MA), sem energia — Foto: Adriano Soares/Grupo Mirante

As fortes chuvas registradas na tarde de domingo (9) provocaram inúmeros estragos em diversos bairros de São Luís. O Aeroporto Marechal Hugo da Cunha Machado, o único da capital, ficou sem energia e teve parte do saguão de passageiros tomado pela água. A CCR Aeroportos, administradora da unidade, informou ao g1 que a energia já foi reestabelecida.

A administradora do aeroporto explicou que a chuva e descargas elétricas provocaram danificaram componentes do sistema elétrico, levando à falta de energia. Devido à situação, um voo, com destino ao Aeroporto Internacional de Guarulhos, em São Paulo, foi cancelado.

A situação foi relatada por um passageiros ao g1. Segundo um passageiro, após aterrissar em São Luís, diversos passageiros tiveram problemas para pegar suas bagagens já que, devido a falta de energia, as esteiras não estavam funcionando.

De acordo com outro passageiro, funcionários deixaram as malas mais próximas das esteiras para tentar facilitar o processo, devido a falta de energia no local. Na parte principal do aeroporto, a água da chuva invadiu uma parte e deixou o saguão alagado.

Passageiros relataram dificuldades para conseguir pegar as malas devido à falta de energia — Foto: Adriano Soares/Grupo Mirante

O passageiro relatou ainda que, alguns amigos dele que estavam em outro voo para São Luís, não conseguiram aterrissar em São Luís, devido a chuva. A aeronave foi deslocada para Teresina.

Em nota, a administradora disse que medidas foram tomadas para sanar os pontos de alagamento registrados dentro da unidade.

O temporal também trouxe inúmeros problemas para moradores dos bairros São Cristóvão e Tirirical, na capital maranhenses. Vídeos divulgados nas redes sociais mostram a água tomando conta de várias ruas e invadindo casas

Na Avenida Guajajaras, em São Luís, carros também tiveram dificuldade de trafegar na via. Por conta da força da correnteza, alguns carros chegaram a subir no meio fio para tentar fugir dos estragos

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) já havia alertado sobre a possibilidade fortes chuvas no Maranhão, após emitir um alerta laranja de chuvas intensas  domingo (9). O aviso é valido até às 10h desta segunda-feira (10).

Com isso, estão previstas chuvas entre 30 a 60 milímetros por hora ou 50 a 100 milímetros por dia, com ventos intensos oscilando entre 60 a 100 km/h. Os municípios incluídos no alerta podem ter corte de energia elétrica, queda de galhos de árvores, alagamentos e descargas elétricas.

Situação de emergência

São Luís tem cerca de 70 áreas de risco estão sob monitoramento pela Defesa Civil. De acordo com o Governo do Estado, 64 cidades estão em situação de emergência por causa das chuvas.

O presidente Luiz Inácio Lula da Silva esteve no Maranhão na manhã de domingo (9) e sobrevoou áreas atingidas pelas enchentes causadas pelas fortes chuvas dos últimos dias. Mais de 35 mil famílias foram afetadas e 7.757 famílias ficaram desabrigadas ou desalojadas.(Por Rafaelle Fróes, g1 MA )

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *