Reforçando o compromisso da gestão Paula Azevedo(PCdoB) com a saúde municipal, a 1ª Mostra de Enfermagem Luminense foi um sucesso. Organizada pela Prefeitura de Paço do Lumiar, por meio da Secretaria de Saúde (SEMUS) em parceria com a Associação Brasileira de Enfermagem Seção Maranhão (ABEN – MA) e o Instituto de Ensino Superior Franciscano (IESF), o evento teve seu encerramento nesta sexta-feira (19).
Durante a solenidade, foi feita reverência aos profissionais da área, cujo papel é de significativa importância para a melhoria na prestação de serviço no município. Em uma das saudações, representado pela professora Walkiria Silveira, o IESF presenteou as enfermeiras Kezia Batista Ferreira dos Santos e Jeane Sousa Oliveira, primeiro e segundo lugar, respectivamente, no Relato de Experiências Exitosas da mostra com bolsas de estudo integral em Pós-Graduação na unidade de ensino.
“Meu trabalho tem como objetivo valorizar o profissional da área, sobretudo da atenção básica, que é o pilar do sistema público de saúde, portanto, deve ser valorizada. Oportuno ressaltar, também, que os técnicos devem reconhecê-la como a porta de entrada de assistência à população”, discursou a enfermeira Kezia.
“Vi a força de vontade e trabalho de todos. Foi uma semana grandiosa e de aprendizagem. Passamos por uma pandemia e sem o trabalho valoroso dos enfermeiros jamais venceríamos essa guerra. Qual o total de profissionais que perdemos? Quantos deixaram de ver suas famílias nesse período. A enfermagem precisa ser reconhecida e aqui na cidade ela é valorizada”, disse Danielle Oliveira, secretaria Municipal de Saúde.
“É gratificante o tributo a esses profissionais. Quero agradecer toda a categoria, que contribui para a saúde no município, que cuidam e dão assistência aos luminenses. No comando do Legislativo Municipal, gostaria de dizer que estamos à disposição da categoria”, declarou Jorge Maru, presidente da Câmara dos Vereadores.!
“Esse simpósio só foi possível pelo trabalho, em conjunto, de diferentes instituições, como o Poder Executivo, a ABEN-MA e o IESF. Na condição de coordenador do evento, sou grato à equipe de enfermeiros, técnicos e auxiliares, parteiras e monitores pela dedicação. Estamos tendo muitas conquistas, e a mais recente foi a aprovação do piso salarial da nossa categoria”, anunciou Diego Raí, Coordenador do Polo de Paço do Lumiar da ABEN-MA.
Célia Regina Dutra e Silva, a técnica de enfermagem mais antiga da cidade foi homenageada. O mesmo aconteceu com a parteira Lucilia Maria de Jesus da Assunção, de 81 anos, que trabalhou desde os 18 anos, e após se qualificar em curso ofertado pela SEMUS, labutou por mais de três décadas na função.