Uma negociação que estava praticamente concretizada e que causaria forte impacto para o comércio varejista e atacadista de São Luís e do Maranhão foi desfeita por força da crise que levou ao fechamento de dezenas de filiais das lojas Tok Stok, Marisa e Renner. Ao avaliar o ambiente econômico desfavorável, o grupo Carrefour desfez a compra do Big Bom Preço do São Luís Shopping em plena transição de uma marca para a outra.
O Carrefour já havia iniciado as operações comerciais na loja física do Big Bom Preço. A emissão dos cartões de compras com a nova bandeira já estava andamento, o sistema de pagamento já havia incluído a modalidade PIX e até os carrinhos de transporte de mercadorias já exibiam a logomarca da nova controladora.
Mesmo com o processo já avançado, a alta direção do Carrefour bateu o martelo e dedicou pelo recuo da transação, frustrando a parte vendedora (Big Bom Preço), fornecedores, funcionários e a clientela em geral, que aguardava com expectativa as melhorias que seriam implementadas pela nova marca.
Comércio eletrônico
Com o cancelamento do negócio, restou ao Big Bom Preço buscar uma solução própria, que já foi tomada. No espaço onde há cerca de 25 anos funciona o Bom Preço – primeiro com a marca Hiper e ultimamente como Big – será introduzida a plataforma de comércio eletrônico Sam’s Club, cuja proposta é atender demanda do público que prefere fazer compras sem sair de casa.
Para se reposicionar no mercado após a tentativa frustrada de transferir suas operações para o Carrefour, o Big Bom Preço terá que se ajustar à realidade, reduzindo o espaço físico da loja, que funciona em ponto alugado por R$ 350 mil, após recente reajuste, além de promover demissões, treinamento de pessoal, dentre outras adaptações. (Daniel Matos)