CPI dos Contratos convoca empresário que denunciou ter sido extorquido pelo prefeito Eduardo Braide e pelo secretário da Semosp

Empresário é autor de uma denúncia contra a Prefeitura junto ao Ministério Público

A CPI foi instalada em maio para investigar contratos emergenciais firmados pela Prefeitura/LeonardoMendonça

Texto: Marine Palhano

A Câmara Municipal de São Luís, por meio da CPI dos Contratos, acaba de convocar o empresário Antônio Calisto Vieira Neto, sócio proprietário da empresa Construmaster Construções, autor de sérias denuncias de suposta extorsão contra o prefeito Eduardo Braide e o secretário da Semosp, David Coldebella. A reunião da CPI está marcada para sexta-feira (12), às 14 horas,  na Câmara de São Luís. 

A convocação do empresário foi motivada porque a durante a sessão ordinária de segunda-feira (01), a Mesa Diretora da Câmara, comandada pelo presidente Paulo VIctor (PSB), encaminhou uma solicitação à CPI dos Contratos, pedindo uma reunião com Antônio Calisto Vieira Neto, sócio proprietário da empresa Construmaster Construções.

A Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) foi instalada pela Câmara de São Luís para investigar contratos firmados pela Prefeitura Municipal, na gestão de Eduardo Braide (PSD).

Na solicitação, o presidente da Câmara, vereador Paulo Victor (PSB), explica o interesse pela oitiva de Antônio Calisto Vieira Neto devido ao conhecimento deste sobre possíveis irregularidades ocorridas em contratações realizadas pela Prefeitura de São Luís.

“Solicita-se que o convite para oitiva seja realizado o mais breve possível, considerando a gravidade dos fatos ocorridos que são de conhecimento público, especialmente pela denúncia realizada pelo senhor Antônio Calisto Vieira Neto junto ao Ministério Público do Estado do Maranhão”, afirma o presidente em trecho da solicitação.

Paulo Victor frisou ainda que a investigação realizada pela CPI não tem motivação política: “A Mesa Diretora fará seu papel institucional, resguardando sobretudo o princípio fundamental da independência deste poder. A CPI não é uma forma de fazer politicagem. Eu mesmo recebi a denúncia do senhor Calisto sobre um esquema fraudulento dentro da SEMOSP envolvendo os irmãos do prefeito Eduardo Braide e o secretário David Coldebella.”, disse.

GRAVE DENÚCIA 

O dono da Construmaster acusa o prefeito da capital maranhense de corrupção: “Eduardo Braide se a população de São Luís soubesse 1/3 dos teus esquema (falo por mim tá), você não seria nem candidato! Estaria na cadeia!! Corrupto! Manipulador! Desonesto e bandido!!! Tu é o teu secretário David Coldebella”, escreveu.

Em seguida, Antônio Calisto Vieira Neto afirmou que foi extorquido pelo prefeito e pelo secretário municipal de Obras e Serviços Públicos, David Coldebella. “Tu, juntamente com esse bandido e mal caráter David Coldebella me extorquiram até o dia que quiseram! Mesmo eu ganhando de forma lícita, você em conluio com esse FDP que tu chama de secretário “tomaram”! Mas não tem problema não… São Luís precisa saber o quanto tu é corrupto”.

A empresa de Calisto, a Construmaster – Construções e Locações de Máquinas LTDA, forneceu asfalto no primeiro ano da gestão do prefeito Eduardo Braide.

A CPI

A CPI dos Contratos foi criada no dia 13 de maio, por meio da Resolução Administrativa nº 105/24.  A instalação da CPI teve origem no Requerimento nº 1441/23, do vereador Beto Castro (Avante).

Integram a Comissão Parlamentar de Inquérito os vereadores Álvaro Pires (PSB), presidente da CPI; Astro de Ogum (PCdoB), relator; Pavão Filho (PSB), vice-presidente; Daniel Oliveira (PSD); Ribeiro Neto (PSB); e, Thyago Freitas (PRD).

No dia 03 de junho, a comissão ouviu o ex-presidente da Central Permanente de Licitação (CPL) de São Luís, Washington Ribeiro Viêgas Neto, a respeito de uma dispensa de licitação num contrato de R$ 18 milhões por parte da Prefeitura de São Luís, cujo objeto foi a contratação da Aroma & Sabor Alimentos Ltda. – nome fantasia, Pier 77, para fornecimento em caráter emergencial de alimentação a hospitais municipais. O contrato favorece Arthur Henrique Segalla de Carvalho Pereira, conhecido como “Sorriso”, ex-assessor de Braide.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *