Governo Federal bloqueia os recursos da saúde das famílias de Poção de Pedras por irregularidades

Segundo o Ministério da saúde, Poção de Pedras teve os recursos bloqueados por irregularidades nas cargas horárias dos profissionais do ESF (Estratégia Saúde da Família). De acordo com informações do MS, a equipe não estaria cumprindo a quantidade de horas exigidas pelo órgão.

O município de Poção de Pedras já sofre por não ter um hospital próprio, agora também deixará de receber um recurso tão importante para a comunidade que muitas vezes tem que buscar atendimento médico em cidades vizinhas. Caso a prefeitura não regularize a situação o município perderá o recurso.

O “Estratégia Saúde da Família” visa a reversão do modelo assistencial vigente, onde predomina o atendimento emergencial ao doente, na maioria das vezes em grandes hospitais. A família passa a ser o objeto de atenção no ambiente em que vive, permitindo uma compreensão ampliada do processo saúde/doença. O programa inclui ações de promoção da saúde, prevenção, recuperação, reabilitação de doenças e agravos mais frequentes. Com o isso as filas nos hospitais diminuem consideravelmente.

O hospital de Poção de Pedras será construído com recursos próprios do Governo do Maranhão. O anúncio foi feito pelo governador Flávio Dino durante passagem pela cidade no dia 19 de setembro de 2017 . Ate agora nada foi feito.

Cada equipe de Saúde da Família (ESF) deve ser responsável por, no máximo, 4.000 pessoas, sendo a média recomendada de 3.000 pessoas, respeitando critérios de equidade para essa definição. Recomenda-se que o número de pessoas por equipe considere o grau de vulnerabilidade das famílias daquele território, sendo que, quanto maior o grau de vulnerabilidade, menor deverá ser a quantidade de pessoas por equipe.

A equipe do Blog tentou entrar em contato com a Secretaria Municipal de Saúde, mas eles não quiseram se manifestar sobre o assunto.

Eis a portaria do Ministério da Saúde (MS) bloqueando os recursos:   Do Blog do Carlos Barroso

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *