ALERTA!!!! Boneca Momo aparece em vídeos infantis incentivando o suicídio

Nos vídeos, a personagem interrompe a exibição com mensagens incitando as crianças a tirarem a própria vida

Os pais de crianças do Piauí e do Brasil estão assustados. Um vídeo com conteúdo infantil, hospedado no Youtube, aparece com imagens aleatórias de uma boneca chamada Momo, que interrompe a exibição com mensagens incentivando as crianças a cometerem suicídio.

Durante o vídeo a boneca ensina passo a passo como cortar os pulsos. O conteúdo também é reproduzido através de mensagens de Whatsapp. Assim como o desafio da baleia azul a boneca Momo é mais uma corrente que circula pelo WhatsApp e outras redes sociais.

A boneca,de aparência macabra,  na verdade, é uma escultura que está situada numa galeria em Tóquio. A imagem tem sido  usada por pessoas do mundo inteiro para assustar crianças e adolescentes, além de arrancar informações pessoais e, em última instância, propor desafios perigosos.

A criança já assistiu o vídeo. O que fazer?

De acordo com psicólogo clínico Mário Faustino, com ampla experiência no atendimento de crianças, é preciso analisar os fatores traumáticos com cuidado e atenção. No caso de crianças menores, o ideal é evitar ao máximo a exposição a este tipo de conteúdo. No entanto, cabe um diálogo aberto com crianças que tenham a maturidade mais desenvolvida, de acordo com a idade.

O principal é ver as mudanças de comportamento. “E isso não é só em relação ao vídeo. Tudo que está em evidência chega à criança e gera curiosidade. Se você tocar no assunto com uma criança menor que nunca viu esse vídeo, é possível que ele procure ver. Outra coisa mais importante é discernir bem para as crianças o que é real e o que não é. Não adianta botar medo com bicho-papão, por exemplo. E o principal: é preciso bloquear este tipo de conteúdo”, explica o psicólogo Mário Faustino.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *