Senado vai homenagear a Câmara de São Luís durante uma sessão especial

Câmara de São Luís vai comemorar 400 anos de criação no próximo dia 9 de dezembro

O Senado vai realizar uma sessão especial na próxima sexta-feira (6), às 10h, para homenagear a Câmara Municipal de São Luís. Conforme requerimento do senador Weverton (PDT-MA), a Câmara da capital do Maranhão está entre as mais antigas do Brasil e vai comemorar 400 anos de criação no próximo dia 9 de dezembro.

O senador Weverton informou que a instalação do legislativo da capital maranhense ocorreu em 1619, com sete vereadores, um juiz, um escrivão e outros representantes de cargos públicos. Hoje, a Câmara de São Luís tem 31 vereadores e a cidade conta com mais de 1,1 milhão habitantes.

A 4ª mais antiga do país, a Câmara Municipal de São Luís tem seus primeiros registros datados em 1619, com sete vereadores, um juiz, um escrivão, um procurador do Conselho, um escrivão das datas e demarcações, um almoxarife e um procurador dos índios.

Senador Weverton (PDT-MA) e o presidente da Câmara, vereador Osmar Filho (PDT)

Para celebrar a data, o presidente da Casa, vereador Osmar Filho (PDT),  lançou um projeto que prevê, entre outras atividades, a realização de uma sessão solene para homenagear personagens que fizeram parte dessa história, concurso de redação, apresentações culturais, implantação do Parlamento Metropolitano, Câmara Itinerante, dentre outros eventos.

Atualmente, o Poder Legislativo Municipal fica localizado na Rua da Estrela, no Centro da cidade. Dentro das comemorações pelos 400 anos há um projeto, com a parceria do Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN), de fazer da antiga Fábrica São Luís a nova sede.

Com informações da Agência Senado

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *