Bolsonaro faz vasectomia pela segunda vez em hospital militar no Distrito Federal

Bolsonaro

O presidente Jair Bolsonaro passou por uma nova vasectomia na noite de quinta-feira, 30, segundo informou o jornal O Estado de S. Paulo. O procedimento foi realizado no Hospital das Forças Armadas, em Brasília, DF. A cirurgia de esterilização é realizada quando homens não desejam mais ter filhos.

Esta é a segunda vez que Bolsonaro se submete a esse procedimento. O primeiro foi revertido para que a mulher, Michelle de Paula, pudesse engravidar da filha Laura, hoje com 10 anos.

O que é e como é feita a vasectomia?

A vasectomia interrompe a circulação dos espermatozoides produzidos pelos testículos e conduzidos para os canais que desembocam na uretra. Dessa forma, evita-se a gravidez.

Na cirurgia, realizada sob anestesia local, é retirado um fragmento de cada um dos dois canais que levam os espermatozoides dos testículos ao pênis. De acordo com informações da Biblioteca da Virtual em Saúde, do site do Ministério da saúde, o procedimento leva de 15 a 20 minutos e não há necessidade de internação hospitalar, podendo ser realizado no próprio consultório médico.

Homens com vasectomia podem voltar a ter filhos  

Uma das dúvidas mais frequentes sobre reprodução humana é se homens que fizeram vasectomia podem ter filhos no futuro.  A resposta é sim. Existem alternativas que possibilitam a reversão da vasectomia, caso os vasos não tenham sido cauterizados.

Vasectomia pelo SUS

No Sistema Único de Saúde, a cirurgia de vasectomia faz parte da Política Nacional de Atenção Integral à Saúde do Homem e é indicada quando o assunto é planejamento familiar.

Pelo Sistema Único de Saúde (SUS), ela só é possível de ser realizada em homens com mais de 25 anos ou que tenham, no mínimo, dois filhos. O procedimento é feito em ambulatório médico, sem necessidade de internação.

Para conseguir a cirurgia, o primeiro passo é procurar uma unidade básica de saúde e passar por uma avaliação. Feito isso, o médico encaminha o paciente para um especialista que dará todas as orientações e fará a cirurgia. (Catraca Livre)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *