Remoção de bancas de jornal no Renascença causa revolta e comoção em São Luís

DPE-MA protocola ação que obriga o município de São Luís a realocar bancas de revista no Renascença | Maranhão | G1

blank

Conhecida pela sua atuação firme e coerente quando esteve na condição de deputada estadual (2003–2011), a  advogada Helena Barros Heluy criticou duramente a postura do Ministério Público do Maranhão, por meio da Promotoria de Controle Externo de Combate à Violência Policial, que tem como titular o promotor Cláudio Guimarães. As informações são do Domingos Costa.

Helena disse por meio das suas redes sociais que não entende o que motivou o Ministério Público a tomar a atitude de remover as bancas de revistas instalados na Avenida do Vale, no bairro do Renascença. “As bancas de revista são um símbolo de resistência à não leitura, mostrando que ainda há pessoas que lêem, nesta terra. Eu só queria entender.” Reclamou Heluy

Outro advogado, Rafael Silva, ex-presidente da Comissão de Direitos Humanos da OAB-MA, que é contra a remoção disse que “as bancas de jornal são pontos de cultura e informação. Devem ser valorizadas e não ameaçadas de remoção autoritária “.

–  Outro lado 

De acordo com o promotor  Cláudio Guimarães, a retirada das bancas é uma decisão administrativa, a prefeitura de São Luís acatou um pedido do Ministério Público do Maranhão.  Além disso, de acordo com a prefeitura de São Luís, a instalação das bancas era irregular, por terem sido construídas sobre um canteiro de avenida, o que dificulta tráfego de pedestre no local.

Segundo a Prefeitura, o Executivo estava acompanhando uma ação do MP e que já havia se prontificado a ceder aos donos das bancas um novo local, ao lado do Monumental (anexo do Tropical Shopping Center). Nesse local os empreendedores poderiam permanecer de forma definitiva

O comentário da foto abaixo é da professora Maria Vitoria Bouças e a foto abaixo é da jornalista Yndara Vasques:

“A pessoa da foto é a senhora Marlúcia Aires no momento em que recebeu a notícia do seu despejo e dos imensos danos causados à sua humilde sobrevivência. Olhe para ela! Olhe para o olhar dela. Olhe a quantas anda a maldade humana em tempos tão difíceis. Enquanto isto, quem mandou derrubar não chora essas lágrimas da dona Marlúcia.
Ah, Deus! Até quando?”

blank

ABAIXO IMAGENS DA REMOÇÃO DAS BANCAS DE REGISTAS DE SÃO LUÍS:

blankblankblankblank

CONFIRA TAMBÉM ABAIXO OS VÍDEOS DAS RETIRADAS DAS BANCAS DE REGISTAS DA CAPITAL:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *