Deputado Antônio Pereira parabeniza Axixá pelos 104 anos de emancipação

O deputado estadual Antônio Pereira (DEM) ocupou a tribuna da Assembleia Legislativa na sessão plenária desta quarta-feira (22), para parabenizar a cidade de Axixá, que, amanhã, quinta-feira (23), completa 104 anos de emancipação político-administrativa.

Em sua fala,  Antônio Pereira ressaltou que a cidade de Axixá, instalada na margem esquerda do Rio Munim, sofreu a sua primeira emancipação político-administrativa, em 1917, transformando- se em uma cidade que antes pertencia ao município de Icatu.

O democrata relatou que depois de ser novamente integrada a Icatu, anos depois Axixá voltou a ter a independência político-administrativa. “É uma cidade valorosa que representa bem a Região do Munim, conhecida como a Princesa do Munim”, disse Pereira.

Na ocasião, Antônio Pereira parabenizou a prefeita Sônia Campos (PDT), a Câmara Municipal, a população e a vereadora Karine (PDT), a mais votada no município nas últimas eleições, que pediu para registrar o aniversário da cidade na Assembleia Legislativa.

BENEFÍCIOS 

O parlamentar reconheceu que o município de Axixá tem recebido vários benefícios do Governo do Estado, por meio do governador Flávio Dino (PSB) e do secretário de Estado da Saúde, Carlos Lula, que estão fazendo uma grande reforma no hospital da cidade.

Por fim, Antônio Pereira declarou que ao completar 104 anos,  Axixá e seu povo ganham os presentes: o fortalecimento da infraestrutura da cidade, inclusive com a reforma do hospital, para cumprir a sua função social e dar assistência à saúde da sociedade.

HISTÓRIA DE AXIXÁ

O POVOADO foi desenvolvido à margem esquerda do Rio Munim. O topônimo caracteriza uma árvore grande, de frutos avermelhados, encontrada às margens do rio Munim, próximo ao porto.

O Município de Axixá foi colonizado pelo português Manoel José de Pinho e outros, que mandaram buscar em Portugal uma imagem de Nossa Senhora da Saúde, Padroeira da Cidade, para a igreja ali edificada.

Após a queda da Monarquia, Axixá foi anexado a Icatu, passando a constituir seu 2.° Distrito. Em 1917, voltou a ser independente, sendo então instalado como Município.

Em 1930, com a revolução, foi reintegrado a Icatu, só reconquistando a sua autonomia anos depois. Gentilíco: axixaense

IMAGENS DA CIDADE DE AXIXÁ - MA - AXIXÁ - MA

FORMAÇÃO ADMINISTRATIVA

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, Axixá figurava como distrito do município de Icatu.

Elevado à categoria de vila com a denominação de Axixá, pela lei estadual nº 758, de 17-041917, desmembrado de Icatu. Sede na Vila de Axixá.

Pelo decreto estadual nº 75, de 22-04-1931, é extinto o município de Axixá, sendo seu território anexado ao município e Icatu.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1933, o distrito de Axixá figura no município de Icatu.

Elevado novamente à categoria de município com a denominação de Axixá, pelo decreto estadual nº 844, de 12-06-1935. Sede no antigo distrito de Axixá. Constituído do distrito sede.

Em divisão territorial datada de 1-VII-1960, o município é constituído do distrito sede. Assim permanecendo em divisão territorial datada de 2005. (Fonte: IBGE) (Assecom)

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *