Alerta! Médico explica quais os riscos de praticar atividade física em jejum

Médico explica quais os riscos de praticar atividade física em jejum

caminhada é uma das atividades físicas mais democráticas, pois não exige muito para a sua prática e pode ser feita por qualquer pessoa. Ela pode ser realizada em parques, calçadões, ruas e avenidas. No entanto, ainda existem algumas dúvidas sobre o assunto, uma delas é em relação a sua prática em jejum e se isso é indicado.

🧐 O QUE DIZ O ESPECIALISTA? O cardiologista e médico do esporte, Dr. Nabil Ghorayeb, em entrevista ao Sport Life, afirma que é melhor evitar caminhar em jejum. “Não se deve fazer nada de exercício físico em jejum. É antifisiológico e o corpo precisa de energia, as fontes são os alimentos e, principalmente, os carboidratos que nós utilizamos. Não se deve fazer nada em jejum”, respondeu.

QUAIS OS RISCOS? Segundo o médico, essa prática pode trazer mais problemas de saúde do que benefícios e aconselha que o esportista se alimente antes de sair para caminhar. “Você pode ter hipoglicemia, tontura, desmaio e problemas sérios de queda de pressão. Tem nada que justifique isso. Hoje em dia você quer emagrecer e tem outros meios de fazer isso com orientação médica”, destaca Nabil.

TEMPO DE ATIVIDADE FÍSICA. Além disso, especialistas indicam que a prática de atividade física ocorra pelo menos três vezes na semana. E, segundo estudos científicos, o tempo ideal de exercício aeróbico seria de 180 minutos na semana. “Pode-se dividir em três vezes isso, que é importante para os indivíduos com mais 35 ou 40 anos para deixar um dia de repouso. Agora, se comparar com um atleta, torna-se inviável. Um atleta tem uma equipe que cuida dele e por isso que faz atividades físicas quase diariamente”, citou Ghorayeb.

Qual o melhor horários?

Outro ponto importante é sobre o horário de se praticar caminhada, não há um consenso no meio científico sobre um horário ideal. Do ponto de vista ortopédico, é melhor que se corra ou caminhe no final do dia, que é quando a musculatura já está preparada. Já segundo cardiologistas, não há nenhum indicativo que demonstre qual o melhor horário. “Então, faça exercícios no horário em que se sentir melhor”, orientou o médico.

Alimentação e hidratação

alimentação e hidratação para quem faz caminhada é um fator importante que não pode ser deixado d elado. “A recomendação geral é hidratação, alimentos ou substâncias que ajudem você na manutenção daquela atividade física muscular. Então, os aminoácidos e suplementos se baseiam naquilo que você vai gastar em uma atividade física”, concluiu o Dr. Nabil Ghorayeb.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *