Um dos símbolos do comércio varejista de São Luís vai fechar as portas. Em um aviso “pregado” nas portas do Bom Preço do São Francisco, informa que a unidade que tem quase 50 anos de funcionamento vai fechar as portas no dia 28 de junho, encerrando o ciclo da marca que comprou o Grupo Lusitana em 1999.
O supermercado Bom Preço do São Francisco é a última unidade da marca em São Luís que foi vendida ao Grupo Carrefour, mas antes foi de propriedade dos grupo: Ahold, que comprou a marca Lusitana em São Luís e a explorou entre 1999 e 2003, depois o Walmart foi dono entre 2003 e 2018, depois entre 2018 e 2021 foi o fundo norte-americano Advent International os proprietários até a venda ao Carrefour.
Aberto na década de 1980, a unidade do São Francisco era uma das mais atrativas lojas do Grupo Lusitana, oferecendo um parquinho de diversão as crianças enquanto os pais faziam às compras, assim como oferecendo lojas de outros segmentos, sendo uma das primeiras a oferecer a opção de supermercado e farmácia no mesmo lugar.
A notícia de fechamento da loja caiu como uma “bomba” aos funcionários que nutriam esperanças de uma repaginação e novos investimentos na loja. Alguns funcionários já estão próximos da aposentadoria e com o iminente fechamento vão ser demitidos, tendo que esperar um pouco mais para garantir o benefício.
O Grupo Carrefour informa que continuará atendendo em São Luís somente na unidade do Atacadão do Bequimão. Assim como a loja do Bom Preço do Olho d’Água, a loja do São Francisco deve fazer parte do espólio do Carrefour em São Luís, uma vez que estas lojas fazem parte da venda original do Grupo Lusitana, diferentemente da unidade do São Luís Shopping, que era um aluguel feito da marca Bom Preço ao entrar no mercado ludovicense.
Com o encerramento das atividades da marca Bom Preço chega ao fim mais uma rede varejista na capital maranhense, atualmente dominada pelo Grupo Mateus. Mas vale o registro da presença da marca Assaí com três unidades no sistema atacarejo.
Além do Bom Preço e Lusitana, São Luís já teve as marcas Supermercados Confiança, Econômico, Preço Bom, Maciel e Carone. (Com informações do Diego Emir)
Confira o comunicado: