Crianças com comorbidades e com deficiências serão as primeiras a se vacinarem contra covid-19 em São Luís

Segundo o prefeito da capital, Eduardo Brasil, a vacinação desse público terá início assim que a Prefeitura receber as doses do imunizante da Pfizer específico para o público infantil.

Vacinação contra a Covid-19 em São Luís — Foto: Divulgação/Prefeitura de São Luís

A Prefeitura de São Luís divulgou, nesta sexta-feira (14), como será realizada a primeira etapa de vacinação de crianças de 5 a 11 anos contra a Covid-19 na capital. As primeiras crianças a receberem o imunizante serão as que têm comorbidades e as com deficiência física e neurodiversos, como TDAH, TEA e deficiência intelectual.

Segundo o prefeito da capital, Eduardo Brasil, a vacinação desse público terá início assim que a Prefeitura de São Luís receber as doses do imunizante da Pfizer, específico para o público infantil.

A previsão é de que o Maranhão receba 50 mil doses da vacina contra a Covid-19 para crianças, no fim da manhã desta sexta. E, de acordo com o governo do Estado, a distribuição deve começar ainda nesta sexta, para os quatro municípios da Grande Ilha de São Luís. O número de doses destinadas a cada cidade ainda não foi divulgado.

A prefeitura da capital informou que, para se vacinar, a criança deve estar acompanhada dos pais ou responsáveis. Além disso, será necessário levar os seguintes documentos:

  • Certidão de nascimento ou RG
  • Laudo médico ou receita médica que comprove a comorbidade
  • Cartão de acompanhamento para a comorbidade ou deficiência
  • Exames que comprovem a comorbidade

A prefeitura destaca que, as crianças que estiverem com sintomas gripais só devem ser vacinas após quatro semanas.

  • Centro de Vacinação – Sebrae
  • Centro de Vacinação – UFMA
  • IFMA Maracanã
  • Drive-thru do Shopping da Ilha
  • Drive-thru do CEUMA Renascença

O horário de atendimento será das 8h às 18h. E os locais terão espaços exclusivos para a aplicação das doses nas crianças.

Vacinação de crianças de 5 a 11 anos no Brasil

Ministério da Saúde divulgou na última quarta-feira (5) as regras para a vacinação de crianças de 5 a 11 anos – e abriu mão da exigência de receita médica para imunização dessa faixa etária.

Governo inclui crianças na vacinação contra a Covid 20 dias depois da recomendação da Anvisa

Governo inclui crianças na vacinação contra a Covid 20 dias depois da recomendação da Anvisa

Segundo o ministério, o primeiro lote de vacinas pediátricas deve chegar ao país no próximo dia 13. A distribuição aos estados começará a ser feita no dia seguinte, se o cronograma for cumprido – o que permitiria o início da vacinação nos municípios entre os dias 14 e 15 deste mês.

De acordo com o governo, a vacinação infantil ocorrerá:

em ordem decrescente de idade (das crianças mais velhas para as mais novas), com prioridade para quem tem comorbidade ou deficiência permanente e para crianças quilombolas e indígenas;

sem necessidade de autorização por escrito, desde que pai, mãe ou responsável acompanhe a criança no momento da vacinação;

com intervalo de oito semanas – um prazo maior que o previsto na bula, de três semanas.

Apesar de não exigir a receita médica, o Ministério da Saúde disse orientar que os pais “procurem a recomendação prévia de um médico antes da imunização”.

Segundo o IBGE, o Brasil tem cerca de 20,5 milhões de crianças nessa faixa etária.

G1MA

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *