Na madrugada desta segunda-feira (12), o Brasil perdeu uma de suas grandes empreendedoras, Luiza Trajano Donato, aos 97 anos. Ela foi uma das figuras fundamentais na história do Magazine Luiza, sendo tia da atual presidente do conselho do grupo varejista, Luiza Helena Trajano.
À esquerda, Luiza Trajano Donato, fundadora do Magazine Luiza em Franca. À direita, a empresária Luiza Helena Trajano, sobrinha da fundadora — Foto: Divulgação/ Arquivo Magazine Luiza
Luiza Trajano Donato faleceu de causas naturais, em sua residência em França, São Paulo. O velório está agendado para as 10h, na cidade paulista, seguido pelo enterro às 16h no Cemitério da Saudade. Em respeito à sua memória e em luto pela perda, todas as lojas do Magazine Luiza em Franca permanecerão fechadas durante o dia de hoje.
Natural de Cristais Paulista (SP), Luiza Trajano Donato ficou conhecida por sua habilidade como vendedora em Franca e foi uma das pioneiras na jornada que levou à criação da primeira loja que mais tarde se transformaria na renomada rede varejista Magazine Luiza, em 1957, ao lado de seu esposo. Sua contribuição para o desenvolvimento do varejo no Brasil é indiscutível, e seu legado será lembrado por muitas gerações
Quem foi Luiza Trajano Donato, tia de Luiza Trajano e fundadora da varejista
Luiza Trajano Donato é conhecida por ter sido uma vendedora muito popular em Franca e por fundar com o marido em 1957 a loja que mais tarde se tornaria a primeira unidade de uma das maiores redes varejistas do país.
Também chamada de Tia Luiza, ela nasceu eu Cristais Paulista (SP) em 1926 e foi criada por uma família de comerciantes. Aos 31 anos, se casou com Pelegrino José Donato e com ele investiu economias de anos de trabalho no varejo para montar seu próprio negócio.
Primeira unidade do Magazine Luiza, no Centro de Franca (SP) — Foto: Arquivo EP
Foi assim que ela fundou a loja de presentes “A Cristaleira”, no Centro de Franca, e que logo depois seria rebatizada como Magazine Luiza.
Luiza Trajano, empresária presidente da rede varejista Magazine Luiza — Foto: Reprodução/EPTV
Sem filhos, no início da década de 1990 ela escolheu a sobrinha Luiza Helena Trajano para assumir a sucessão dos negócios, empresária que não só alavancou o grupo para todo o país como se tornou uma das maiores empresárias brasileiras.