Semana Santa em São Luís: veja o que abre e o que fecha

Comércio, supermercados, órgãos públicos e instituições financeiras terão seus horários alterados durante o feriado.

Rua Grande, principal centro de comércio de São Luís. — Foto: Matheus Soares / Grupo Mirante

O feriado da Semana Santa, entre a Sexta-feira da Paixão (29) e o Domingo de Páscoa (31), altera o funcionamento de serviços e estabelecimentos em São Luís.

O g1 listou as principais alterações abaixo. Confira:

Comércio

A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Maranhão (Fecomércio-MA) informa que o comércio da Grande Ilha (São Luís, São José de RibamarPaço do Lumiar e Raposa) pode funcionar na Semana Santa, seguindo as regras das Convenções Coletivas de Trabalho das Categorias de Comércio e Serviços destes municípios.

Na Quinta-feira Santa (28), os lojistas têm autorização para funcionar em horário normal, fechando as portas apenas na Sexta-feira Santa (29), em função do feriado municipal da Paixão de Cristo. No Sábado de Aleluia (30), o comércio volta a funcionar normalmente.

No Domingo de Páscoa (31), os estabelecimentos de rua podem permanecer abertos das 8h às 14h, e as lojas de shoppings das 13h às 21h. A Fecomércio esclarece que nos dias 28, 30 e 31 de março o trabalho não é considerado extraordinário por não haver feriado nestas datas.

As regras acima não se aplicam aos supermercados e farmácias, cujas atividades são consideradas essenciais, podendo funcionar em horário livre na Semana Santa.

Supermercados

O Grupo Mateus informou ao g1 que todos os seus supermercados localizados na capital maranhense estarão funcionando normalmente durante todo feriado da Semana Santa.

Lotéricas

O Sindicato dos Empresários Lotéricos do Maranhão informou ao g1 que as casas lotéricas estarão fechadas nesta Sexta-feira Santa (29).

Correios

Em virtude do feriado nacional da Paixão de Cristo (29), não haverá atendimento nas agências dos Correios nesse dia. Entretanto, o órgão informa que o atendimento nos canais de atendimento se dará pela atendente virtual dos Correios. No sábado (30), haverá o funcionamento das agências que atendem normalmente aos sábados, no qual também serão realizadas atividades de entrega.

Os endereços e horários de funcionamento das agências podem ser consultados no site dos Correios. A Central de Atendimento dos Correios (CAC), na sexta, estará disponível por meio dos canais Fale ConoscoChat e números 0800 725 7282, 0800 725 0100 e 3003 0100.

Esses canais funcionam normalmente, 24 horas por dia, 7 dias por semana. O atendimento com os operadores será retomado no próximo dia útil após o feriado, a partir das 8h. Para informações detalhadas sobre os canais de atendimento e serviços, os interessados podem acessar a visitar a página Central de Atendimento ao Cliente.

Bancos

As agências bancárias permanecerão fechadas nesta sexta-feira (29), de acordo com o Sindicato dos Bancários do Maranhão (SEEB-MA). Com isso, os vencimentos de contas, incluindo boletos e contas de concessionárias, agendamento de pagamentos e envios de transferências foram prorrogados para o primeiro dia útil após a data.

Para ter acesso aos serviços, a população pode ter acesso aos terminais de autoatendimento e pelos aplicativos de celular e internet.

Órgãos Municipais

Em razão de ser um feriado considerado nacional, não haverá expediente nas repartições públicas municipais. Os serviços essenciais à população seguem mantidos na capital maranhense.

Órgãos Estaduais

Conforme o calendário de feriados e pontos facultativos para os órgãos e entidades do Executivo Estadual, será ponto facultativo nesta quinta-feira (28) e feriado nacional na sexta-feira (29), datas que integram a Semana Santa. Durante esse período serão mantidos serviços essenciais que incluem atendimentos de urgência e emergência nas UPAs e funcionamento dos plantões de polícia.

Hemomar

Outros serviços também serão mantidos pela gestão estadual durante o feriadão, um deles é o atendimento no Centro de Hematologia e Hemoterapia do Maranhão (Hemomar) que funcionará na manhã de quinta-feira, das 7h30 às 12h, fechando na sexta-feira e reabrindo sábado, das 7h30 às 12h.

Restaurantes Populares

Os Restaurantes Populares funcionarão normalmente até a quinta-feira, fechando durante a sexta, sábado e domingo, reabrindo as portas na segunda-feira (1º). As unidades do Shopping da Criança estarão fechadas durante o feriado e o atendimento será retomado na segunda-feira em Bacabal, e na terça-feira (2) em São Luís.

Casas de Cultura

As diversas casas de cultura administradas pela gestão estadual estarão fechadas na sexta-feira (29), mas funcionarão normalmente durante o sábado para visitação pública. Os parques ambientais manterão o horário de funcionamento ao longo de todo o feriado.

Programa Travessia

Na parte da mobilidade, o Programa Travessia realizará normalmente os agendamentos já realizados para todo o período da Semana Santa, mas a marcação de viagens ocorrerá somente até esta quarta-feira (27) com retomada do agendamento na segunda. O Travessia oferece transporte gratuito, porta a porta, para pessoas com deficiência, crianças com doenças neurológicas, além de idosos e pessoas hipossuficientes.

Terminais de Embarque e Desembarque

O feriado vai mudar a rotina nos terminais de ferry boat da Ponta da Espera e do Cujupe. Para melhor atender a demanda projetada para o período, a Empresa Maranhense de Administração Portuária (Emap) restringiu as vendas antecipadas e acrescentou horários alternativos de operação. Cada terminal tem programadas até 18 viagens por dia.

A Emap orienta que os passageiros que já possuem passagem comprada devem chegar aos terminais com pelo menos uma hora de antecedência. O fluxo de embarque poderá ser acompanhado de forma virtual, com informações sobre o tempo de espera para embarcar nos ferries e atualização em tempo real do filômetro.

Viva Procon

Os demais órgãos e instituições públicas seguirão sem expediente a partir do ponto facultativo na quinta-feira e retomam as atividades na segunda-feira (1º). Nas unidades do Viva Procon não haverá expediente durante o feriado, mas eventuais denúncias de desrespeito aos direitos do consumidor poderão ser formalizadas pelo app Viva Procon, disponível tanto para o sistema Android quanto IOS.

Segurança

A Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA) informa que todos os serviços essenciais serão mantidos durante o feriado prolongado de Páscoa no Maranhão, entre os dias 28 e 31 de março. A medida visa assegurar a proteção e a tranquilidade durante o período, reforçando o compromisso do Governo do Estado com a segurança dos maranhenses.

A Polícia Militar do Maranhão (PM-MA) estará à disposição com efetivo operacional nas ruas, atendendo aos chamados normalmente entre os dias de feriado em todo o estado, garantindo, assim, o combate à criminalidade e a segurança da população.

O Corpo de Bombeiros Militar seguirá em plantão 24h, com equipes na cobertura em todo o território maranhense. Em caso de emergência, a população poderá acionar o serviço pelo 193. Nas praias da Grande Ilha, também haverá reforço para garantir a segurança de todos os banhistas.

No caso da Defesa Civil, o atendimento também será em regime de plantão. O serviço poderá ser acionado por meio dos telefones 193 e (98) 98421-0091. Durante o feriado, em caso de ocorrência, a população deverá procurar os plantões de Policia Civil da Região Metropolitana de São Luís (Cajazeiras, Cohatrac, Cidade Operária, Maiobão, Itaqui-Bacanga e SHPP/Beira-Mar) e, no interior, se dirigir a uma das delegacias regionais, que funcionam 24h.

Mulheres vítimas de violência em razão de gênero poderão procurar, na Grande Ilha, o plantão da Delegacia da Mulher, localizado na Casa da Mulher Brasileira, no bairro Jaracati, na capital. O funcionamento também é 24h. No interior, haverá equipe especializada para prosseguir com o atendimento à vítima nas regionais. O aplicativo Salve Maria Maranhão é uma alternativa em casos de emergência; nele há um botão que aciona viatura para atendimento imediato.

Boletins sobre quaisquer ocorrências também podem ser registrados virtualmente na Delegacia Online. A Perícia Oficial terá equipe de plantão para atender as demandas que surgirem, tanto na Grande Ilha quanto em Imperatriz, com profissionais Instituto de Identificação do Maranhão (IDENT-MA), Instituto Laboratorial de Análises Forense (ILAF), Instituto de Criminalística (ICRIM) e Instituto Médico Legal (IML).

Na Região Metropolitana de São Luís, o CIOPS (Centro Integrado de Operações de Segurança) continuará como ponte entre a população e os serviços de emergência. Por meio do 190, podem ser acionadas as polícias Militar e Civil, SHPP, Perícia Oficial, Corpo de Bombeiros e Centro Tático Aéreo (CTA).

O Disque-denúncia, para casos que não sejam emergência, também estará em pleno funcionamento. Durante o período, podem ser feitas denúncia pelo telefone 181, de qualquer parte do Maranhão, pelo aplicativo Disque-denúncia Maranhão (disponível para Android e iOS) e pelo site Disque-denúncia. Sigilo garantido em todos os canais.

Shoppings

Shopping da Ilha: Na sexta-feira as lojas e quiosques estarão fechados e a praça de alimentação e lazer funcionará de 12h às 22h; no sábado as lojas e quiosques estarão abertos das 10h às 22h e a praça de alimentação e lazer funcionará das 10h às 22h; no domingo as lojas e quiosques estarão abertos das 13h às 21h e a praça de alimentação das 12h às 22h.

Shopping Rio Anil: Na sexta-feira as lojas e quiosques permanecerão fechados e a praça de alimentação funcionará das 12h às 20h. O supermercado vai funcionar das 9h às 22h e a academia das 8h às 17h. Já as unidades hospitalares, bem como loja de aluguel de carros, lotérica e cartório estarão fechados na sexta. O shopping voltará ao seu funcionamento normal a partir de sábado.

Tropical Shopping: A gerência informou ao g1 que o shopping estará fechado nesta sexta-feira (29) e só voltará a funcionar normalmente no sábado (30).

Energia Elétrica

Equatorial Maranhão informa que os pontos presenciais de atendimento (agências e credenciados) funcionarão até a quinta-feira (28) e estarão fechados durante toda a sexta-feira, retornando com o expediente normal na próxima segunda-feira (1º).

Já os postos E+ Reciclagem, não funcionarão na sexta, mas estarão abertos até às 12h do sábado (30). Após o fim de semana, retornam com o expediente normal na segunda. Desta forma, a Equatorial recomenda que as pessoas que têm materiais recicláveis para trocar por bônus na fatura de energia, antecipem sua ida aos postos E+ Reciclagem.

Os clientes podem fazer uso dos canais de atendimento online da Distribuidora, que funcionam todos os dias, 24h. São eles: Assistente Virtual Clara por meio do número (98) 2055-0116, Central de Atendimento através do número 116, site e aplicativo móvel.

Tribunal de Justiça

O Tribunal de Justiça do Estado do Maranhão (TJ-MA) informa que desde esta quarta-feira (27) o órgão vai funcionar de forma facultativa. Na quinta (28) e sexta-feira (29) é decretado feriado no TJ. As datas estão relacionadas na Resolução-GP- Nº 98/2023.

Para o atendimento das demandas urgentes como habeas corpus, mandados de segurança, agravos de instrumento e suspensão de liminares ficará em funcionamento o plantão judicial, nas esferas cível e criminal da Justiça de 2º e 1º Graus. A desembargadora Angela Maria Moraes Salazar, responderá pelo plantão do 2º Grau até domingo (31). Os servidores plantonistas são Jamil Aguiar da Silva Júnior e Thiago L. S. Fontenelle. O número do telefone disponibilizado para o serviço é o (98) 98815-8344.

No 1º Grau da Comarca da Ilha de São Luís a juíza Luzia Madeiro Neponucena (que pertence a Vara Agrária de São Luís) e Antônio Elias de Queiroga Filho (auxiliar de entrância final) respondem, respectivamente, pelos plantões cível e criminal até as 7h59 da próxima segunda-feira (1º). Quem auxilia a magistrada e o magistrado durante o plantão são as servidoras Luanna Lopes (Vara Agrária de São Luís) e Paula Fernanda Silva (4ª Vara Criminal de São Luís).

Antes de dirigir-se ao local de atendimento, é necessário entrar em contato com as servidoras plantonistas pelos números (98) 98811-2153 (Cível) e (98) 98802-7484 (Criminal). O plantão funciona para recebimento somente de demandas urgentes. Já o plantão para registro de óbito, sob a competência dos cartórios, deve ser acionado pelo número (98) 98112-2794.

Agências do Sine

O Sistema Nacional de Emprego (Sine) do Maranhão, que oferta oportunidades de empregos diariamente em diferentes cidades do estado, informou que não haverá expediente nesta quinta (28) e sexta-feira (29). O órgão voltará a atender o público com suas atividades na próxima segunda-feira (1º).

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *