Comerciante some de casa e corpo é encontrado em cova rasa na fazenda dele no interior do Maranhão

O corpo de Rogério do Nascimento Silva, conhecido como “Rogério Carcará”, comerciante de 42 anos, foi encontrado enterrado em uma cova rasa no povoado Santarém, zona rural de São João do Carú (MA), neste domingo (22).

Comerciante desaparecido é encontrado morto.

Segundo informações da polícia, o comerciante estava desaparecido desde a manhã de sábado (21), quando saiu de casa por volta das 7h com destino à fazenda dele.

O desaparecimento foi comunicado pela ex-companheira na delegacia na manhã desse domingo.

Corpo achado de bruços em cova rasa, em fazenda da região

Após buscas na propriedade da vítima, moradores localizaram o corpo em uma área de outra fazenda, onde o animal que ele costumava montar havia sido visto anteriormente.

A vítima foi encontrada enterrada em uma cova rasa e de bruços.

O local foi isolado pela polícia, que acionou a Polícia Civil para iniciar as investigações.

Perícia deve esclarecer morte de comerciante

O corpo foi encaminhado ao Instituto Médico Legal (IML), em São Luís, onde passará por exames periciais que devem ajudar a esclarecer as circunstâncias da morte.

Polícia Civil investiga autoria, motivação e circunstâncias do crime (homicídio doloso suspeito).

Comoção en São João do Caru 

A comunidade de São João do Carú está chocada com mais um caso de violência no interior. Familiares e amigos lamentam a perda.

Nossos sentimentos sinceros à família e amigos de Rogério. Que Deus conforte todos e que a Justiça seja feita rapidamente.

Delegado cita acidente, ataque de animais ou ação de terceiros no caso dos irmãos desaparecidos em Bacabal que completou dois meses

O desaparecimento das crianças Ágata Isabele, de 6 anos, e Alan Michael, de 4 anos, completou 60 dias nesta quarta-feira (4) e continua sem solução no município de Bacabal.

Os irmãos desapareceram no dia 4 de janeiro de 2026, após saírem de casa para brincar no povoado São Sebastião dos Pretos, localizado na zona rural da cidade. Desde então, familiares e autoridades seguem em busca de pistas que possam esclarecer o caso.

Em entrevista à TV Difusora, delegado-geral adjunto operacional da Polícia Civil, Ederson Martins, falou sobre o andamento das investigações.

Segundo ele, a Polícia Civil do Maranhão trabalha com três hipóteses principais para o desaparecimento das crianças: acidente, ataque de animais ou ação de terceiros. Apesar disso, o delegado ressaltou que nenhuma linha de investigação foi descartada.

“O faro dos cães que identificaram o cheiro das crianças dão para o rio. Então, poderia ter uma hipótese de acidente? Sim. Poderia ter uma hipótese de ter sido predado por animais? Sim. Poderiam a partir dali terem sido retirados por terceiros? Também tem essa possibilidade. Mas todas que chegam para a Polícia Civil têm sido checadas”, afirmou.

Ponto central das investigações

Durante as buscas, quatro cães farejadores foram utilizados pelas forças de segurança. De acordo com Ederson Martins, ao rastrear o cheiro de Kauã, os animais seguiram até o ponto indicado por ele como o último local onde esteve com os primos.

Já ao seguir o cheiro de Ágata e Michael, os cães desceram em direção ao rio próximo à área, o que passou a ser considerado pelos investigadores como um ponto central das apurações.

“Então, ali é o nosso ponto, vamos dizer, o nosso ponto zero. A partir dali, as investigações continuaram na tentativa de identificar, localizar e saber o que realmente teria ocorrido com essas crianças”, explicou o delegado.

Foragidos são presos após serem flagrados pelo sistema de reconhecimento facial da Avenida Litorânea, em São Luís

Com o suporte do sistema de reconhecimento facial da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), três foragidos da Justiça maranhense foram presos no circuito da Avenida Litorânea, em São Luís, durante as primeiras noites de programação do Carnaval. Todos estavam com mandado de prisão em aberto e foram flagrados e identificados assim que acessaram a área do circuito.

Foragidos são presos após reconhecimento facial na Litorânea – Zeca Soares

Com o suporte do sistema de reconhecimento facial da Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), três foragidos da Justiça maranhense foram presos no circuito da Avenida Litorânea, em São Luís, durante as primeiras noites de programação do Carnaval. Todos estavam com mandado de prisão em aberto e foram flagrados e identificados assim que acessaram a área do circuito.

Duas prisões ocorreram na sexta-feira (13), noite de abertura da festa. A primeira foi de um homem com mandado expedido por débito de pensão alimentícia.

No momento em que foi identificado pelas câmeras, um alerta foi emitido para a central de videomonitoramento, que acionou as equipes em campo.

Com apoio de drones, foi realizado o acompanhamento tático até a abordagem e prisão pela Polícia Militar do Maranhão.

O suspeito ainda tentou fugir ao perceber que estava sendo monitorado, mas foi rapidamente capturado.

Ainda na sexta-feira, foi preso um investigado por homicídio praticado em julho do ano passado, no bairro Floresta, no município de Turilândia. Na ocasião, a vítima, Marcos Vinícius Saraiva Costa, foi surpreendida por disparos de arma de fogo efetuados pelo suspeito e um comparsa.

Já neste sábado (14), por volta de 15h, uma mulher condenada por roubo também foi identificada pelas câmeras de reconhecimento facial e presa.

Contra ela havia mandado expedido pela 2ª Vara de Execuções Penais de São Luís, determinando a captura e imediata condução ao sistema prisional em razão do descumprimento das regras do regime semiaberto.

Após as prisões, os três foram conduzidos para a unidade da Polícia Civil instalada no circuito e colocados à disposição da Justiça.

O uso de câmeras com reconhecimento facial integra as ações Segurança Pública do Maranhão para prevenir e coibir ações criminosas nos circuitos oficiais do Carnaval.

Uma base avançada do Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops) foi instalada na Avenida Litorânea para garantir suporte em tempo real às ações em todos os circuitos oficiais de São Luís.

Somente na Avenida Litorânea, em São Luís, estão em operação 35 câmeras com reconhecimento facial, permitindo identificação rápida de suspeitos e maior eficiência na prevenção e repressão de crimes.

O monitoramento conta ainda com drones, inclusive com câmeras termais, e patrulhamento aéreo do CTA ampliando o campo de visão e a capacidade de resposta a qualquer ocorrência.

Operação Carnaval 2026

Mais de 8 mil agentes das forças estadual de segurança pública estão mobilizados para garantir a paz e a tranquilidade nos circuitos oficiais da festa em todo o Maranhão.

A operação reúne efetivos da Polícia Militar, Polícia Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Perícia Oficial, Inteligência, Centro Tático Aéreo (CTA), Força Estadual e Centro Integrado de Operações de Segurança (Ciops).

Estão sendo empregadas ainda cerca de 700 viaturas, entre carros e motocicletas, além de quatro aeronaves, de quatro bases operacionais do CTA, que realizam sobrevoos contínuos para patrulhamento, monitoramento e apoio às equipes em terra, especialmente em áreas de grande concentração de público.

O planejamento e ação inclui ainda forte aparato tecnológico, com câmeras de videomonitoramento com reconhecimento facial, drones e aeronaves.

Tudo isso, sem comprometer a rotina de policiamento nos bairros, tanto na Grande Ilha, que engloba as cidades de São Luís, São José de Ribamar, Raposa e Paço do Lumiar, bem como nos municípios no interior do estado.

Na capital, o reforço contará com mais de 4 mil policiais e bombeiros, atuando nos circuitos da Avenida Litorânea (circuito Vem Pro Mar), Centro, Madre Deus, Passarela do Samba e Anel Viário, entre os dias de 19 a 22 de fevereiro.

Na Avenida Litorânea (Vem pro Mar), principal palco do Carnaval do Maranhão, há controle de acesso para evitar a entrada de armas, além de torres de observação da Polícia Militar ao longo do circuito.

A Polícia Civil terá base instalada no circuito Vem Pro Mar, com reforço de efetivo para atuação preventiva e policiais infiltrados na multidão para coibir ações de quadrilhas de furto de celular.

Lei Seca

Durante todo o período do Carnaval, o Batalhão de Polícia Rodoviária (BPRV) vai intensificar a fiscalização e garantia da Lei Seca. Barreiras fixas e volantes estão sendo montadas nas principais avenidas e rodovias da Grande Ilha, durante o dia e à noite, para coibir a condução sob efeito de álcool, o excesso de velocidade e prevenir acidentes.

Canais de emergência

190 – Centro Integrado de Operações de Segurança Pública (Ciops)

193 – Corpo de Bombeiros Militar

181 – Disque-Denúncia Maranhão

App Salve Maria Maranhão – para casos de violência contra a mulher

Veja como funciona o sistema de reconhecimento facial da SSP/MA:

Polícia Rodoviária Federal (PRF) apreende 213 kg de “Supermaconha” em caminhão frigorífico na BR-135, no interior do Maranhão

Por volta das 07h00min do dia 14 de janeiro de 2026, equipe da Polícia Rodoviária Federal, durante patrulhamento na BR-135, no km 230, no município de Peritoró (MA), avistou um caminhão trafegando com as luzes traseiras apagadas, além da ausência de faixas refletivas.

Carga de 213 kg de skunk é apreendida pela PRF em caminhão de frigorífico no Maranhão | Polícia

Diante da irregularidade, foi dada ordem de parada ao veículo. Durante a abordagem, o condutor deu diversas informações desencontradas, em razão disso a equipe aprofundou a abordagem e localizou no compartimento de carga do veículo 208 invólucros contendo substância com características análogas à skunk, totalizando 213 kg.

Droga 1.jpg

O condutor foi questionado sobre a origem e destino do entorpecente, bem como detalhes da viagem e eventual participação de terceiros, porém permaneceu em silêncio.

PRF apreende 213 kg de skunk dentro de caminhão frigorífico na BR-135, em Peritoró | G1

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao abordado que foi encaminhado, juntamente com o entorpecente apreendido e o veículo, à Delegacia da Polícia Federal em Caxias (MA), para a adoção das medidas cabíveis.

VÍDEO! Bandidos invadem lojas do Supermercado Mateus da Raposa e Rosário, amarram vigias, arrombam cofres e roubam muito dinheiro e equipamentos eletrônicos

Na madrugada de segunda-feira (09) pelo menos cinco homens assaltaram o Supermercado Mateus no município de Raposa e levaram valores em dinheiro e equipamentos eletrônicos ainda não divulgados.

Grupo Mateus inaugura loja em Raposa, Maranhão - SuperHiper

Conforme apuração da Polícia Civil, primeiro os criminosos trataram de cortar o sinal de internet em um poste, depois pularam o muro dos fundos onde fica o Cemitério Municipal até adentrar no supermercado pela porta dos funcionários.

Já dentro do Mateus, os meliantes armados, surpreenderam o vigia, o amarraram e botaram o funcionário na sala de  CPD (Centro de Processamento de Dados), depois, os assaltantes quebraram toda a fiação de internet e a central de videomonitoramento do estabelecimento.

Em seguida, os homens arrombaram o cofre do supermercado e levaram todo o dinheiro de quantia ainda não divulgada pela gerência do Mateus.

Antes de sair, os bandidos ainda arrombaram o deposito do EletroMateus e levaram uma grande quantidade de equipamentos eletrônicos.

Até o momento ninguém foi preso. As câmeras do posto de combustível que fica na frente do supermercado podem ter capturado as imagens da saída dos criminosos e devem ajudar na investigação policial.

Grupo Mateus inaugura loja em Rosário (MA) e chega a 280 unidades no País - SuperHiper

Esse mesmo “método” também foi usado no assalto ocorrido no Supermercado Mateus da cidade de Rosário no último dia 26 de janeiro, contudo, não é possível precisar se tratar do mesmo grupo criminosos.

Na madrugada desta segunda-feira (26), criminosos estouraram o cofre do supermercado Mix Mateus, localizado na entrada da cidade de Rosário, no interior do Maranhão. A ação envolveu pelo menos seis suspeitos.

De acordo com a Polícia Militar, por volta das 5h15, equipes da 1ª Companhia e da Força Tática do 27º BPM foram acionadas após a informação de um roubo ao estabelecimento.

No local, o vigilante informou que foi rendido por homens armados por volta de 1h da manhã, teve o colete e a arma de serviço — um revólver calibre .38 — roubados e foi amarrado dentro de um banheiro.

Imagens do circuito de segurança mostram que os suspeitos entraram pelos fundos do supermercado, após cortarem o arame farpado do muro e utilizarem escadas.

O grupo arrombou o cofre com ferramentas e levou uma quantia em dinheiro, além de invadir a área administrativa e a central de monitoramento.

Os criminosos fugiram pelo mesmo local de acesso, nas proximidades do posto M10, tomando destino desconhecido. Após a fuga, o vigilante conseguiu se soltar e pedir ajuda.

Buscas foram realizadas, mas ninguém foi preso até o momento. O caso será investigado pela Polícia Civil.

Confira o vídeo: 

Com informações do Domingos Costa e Adriano Gustavo

ASSISTA! Em plena luz do dia, bandidos assaltam clientes em barraca na praia de São Marcos, em São Luís

Duas pessoas foram vítimas de um assalto no início da tarde deste sábado (7), em uma barraca, localizada na praia de São Marcos, em São Luís. A ação criminosa foi registrada por câmeras de segurança do estabelecimento.

Clientes são assaltados dentro de bar na Avenida Litorânea, em São Luís — Foto: Reprodução/Redes sociais

As câmeras de segurança do estabelecimento registraram toda a ação, que deixou frequentadores assustados em uma das áreas mais movimentadas da capital maranhense.

Criminosos armados e usando capacetes

As imagens mostram dois clientes que estavam sentados, tomando cerveja e conversando, quando foram surpreendidos por dois homens armados e utilizando capacetes.

Os suspeitos anunciaram o assalto e, em poucos segundos, recolheram os pertences das vítimas.

Objetos levados e fuga

Os criminosos levaram celulares, cordões e pulseiras das vítimas. Após a ação, eles fugiram rapidamente do local em uma motocicleta. Ninguém ficou ferido.

A polícia deve utilizar as imagens das câmeras de segurança para auxiliar nas investigações e tentar identificar os assaltantes.

Polícia Militar se manifesta sobre assalto na Litorânea

Em nota divulgada na noite deste sábado (7), a Polícia Militar do Maranhão (PMMA) anunciou que irá reforçar o patrulhamento preventivo na região da Avenida Litorânea para evitar novos incidentes e garantir a segurança dos frequentadores.

Além disso, a PMMA informa que o setor de inteligência e equipes de busca foram acionados para localizar os suspeitos e recuperar os itens roubados.

Confira a nota da Polícia Militar:

A Polícia Militar do Maranhão (PMMA) informa que tomou conhecimento de um roubo ocorrido neste sábado (7), em um estabelecimento comercial na Avenida Litorânea, na praia de São Marcos, em São Luís.

De acordo com as informações preliminares, dois indivíduos abordaram clientes que estavam na área externa da barraca, subtraíram pertences pessoais e fugiram.

A PMMA foi acionada e realizou diligências imediatas na área. O setor de Inteligência da corporação também foi acionado, com o objetivo de identificar os autores do crime e subsidiar as investigações.

O Comando do 1° Batalhão de Polícia de Turismo (1° BPTUR) está ajustando a estratégia de policiamento na região, para prevenir esse tipo de ocorrência.

A Polícia Militar mantém policiamento ostensivo na Avenida Litorânea, com motocicletas desde a madrugada até o final da manhã e novamente no período da tarde e noite, além de viaturas distribuídas ao longo de toda a via.

A ocorrência será apurada pela Polícia Civil (PC-MA) que dará continuidade às investigações.

A PMMA reforça seu compromisso com a segurança da população e orienta que vítimas e testemunhas registrem a ocorrência para colaborar com o trabalho policial. Confira abaixo o momento do assalto:   

Motorista de Diego Rolim, diretor geral do Detran e filho de vereadora, é assassinado na Lagoa da Jansen em São Luís

O motorista Windeberg dos Santos (foto) foi assassinado neste sábado (31), na região da Lagoa da Jansen, na Avenida Professor Mário Meireles, no bairro Ponta do Farol, em São Luís.

Homem de 52 anos morre após ser baleado durante assalto na Lagoa da Jansen, em São Luís — Foto: Divulgação

Windeberg dos Santos foi morto após reagir a um assalto, ele também foi motorista do ex-vereador de São Luís, Honorato Fernandes, e a sua mãe é vereadora do município de Penalva.

Ele foi morto após reagir a um assalto no instante que um criminoso chegou ao local em uma motocicleta, tentou roubar um pertence e após a vítima reagir efetuou disparos e fugiu logo em seguida.

Equipes da Polícia Militar, Polícia Civil e do setor de Inteligência realizam diligências e analisam imagens de câmeras de segurança da área para identificação do autor.

Pelas redes socais o Diretor Geral do Detran, Diego Rolim, publicou um vídeo com uma sequência de fotos e momentos de alegria em vida de seu motorista e escreveu uma mensagem.

Windeberg dos Santos foi morto após reagir a um assalto em São Luís.

“Perda de um grande amigo, que tinha como principal virtude a preocupação com todos e a busca incessante em ajudar. Mestre Berg , que Deus possa confortar a todos nós que convivemos com você e que conceda força, acima de tudo, a sua abençoada família! Foste um apaixonado por futebol e pelo seu Flamengo, mas na verdade você era alucinado por fazer e manter amizades. Esse seu maior legado. Esteja com Deus meu amigo, pois você está em nossas orações!”, escreveu Rolim.

Com informações do Domingos Costa

Crianças desaparecidas em Bacabal: falta de pistas desafia força-tarefa após 25 dias de buscas

As buscas pelos irmãos Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4, completam 25 dias nesta quarta-feira (28) sem qualquer vestígio do paradeiro deles. A força-tarefa segue atuando em áreas de mata e na outra margem do Rio Mearim, onde cães farejadores chegaram a identificar cheiro compatível com o dos irmãos.

Mesmo após varreduras minuciosas por terra, água e ar, as equipes não encontraram novos indícios. Diante da falta de pistas, a força-tarefa foi reduzida, enquanto a investigação policial foi intensificada.

O delegado-geral adjunto operacional da Polícia Civil, Ederson Martins, disse ao g1 que “enquanto não tiver localização de mais indícios, tudo pode ter acontecido”. Segundo ele, a principal a principal linha de investigação é de que os meninos se perderam na mata.

A Polícia Civil de São Paulo descartou a hipótese de que Ágatha e Allan teriam sido vistos em um hotel no Centro da capital paulista.

Crianças desaparecidas em Bacabal passaram noite em cabana abandonada

De acordo com a polícia, equipes foram até o endereço apontado na denúncia e constataram que as crianças encontradas não são os irmãos desaparecidos.

As crianças estão desaparecidas desde o dia 4 de janeiro, no povoado São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal, no Maranhão.

Nos primeiros 20 dias de buscas pelas crianças, a força-tarefa percorreu mais de 200 quilômetros em operações por terra e por água, incluindo áreas de mata fechada e de difícil acesso.

Buscas por crianças desaparecidas em Bacabal entram no 11º dia

A Marinha informou que foram realizadas buscas ao longo de 19 quilômetros do rio Mearim, sendo que cinco quilômetros foram vasculhados de forma minuciosa. As equipes realizaram buscas subaquáticas, mas nenhum vestígio relacionado ao desaparecimento das crianças foi encontrado.

A varredura conta com apoio do equipamento side scan sonar, utilizado para mapear áreas submersas por meio de ondas sonoras.

Bacabal-MA: buscas por crianças desaparecidas entram no 17° dia, e mistério continua

Na última sexta (23), as buscas entram em uma nova etapa, passando a ser conduzidas de forma direcionada e focada na investigação policial.

A mudança ocorreu após as equipes concluírem a varredura completa das áreas inicialmente mapeadas, sem a localização de vestígios ou pistas que indiquem o paradeiro das crianças.

Segundo a Secretaria de Estado de Segurança Pública do Maranhão (SSP-MA), as equipes permanecem em prontidão para retomar as buscas em locais específicos caso novos indícios surjam.

Criança que saiu para brincar e desapareceu é encontrado no MA; faltam duas

Mais de mil pessoas, entre agentes das forças de segurança estadual e federal, além de voluntários, participaram das ações.

As equipes continuam atuando em áreas de mata fechada, rios e lagos, com participação de investigadores da Polícia Civil, agentes da Força Estadual Integrada de Segurança Pública, do Centro Tático Aéreo (CTA), do Batalhão de Choque da Polícia Militar, do Exército Brasileiro e do Corpo de Bombeiros Militar.

A força-tarefa segue concentrada na base instalada no quilombo São Sebastião dos Pretos, na zona rural de Bacabal, onde as crianças moravam e foram vistas pela última vez.

Não vamos parar até encontrar as duas crianças', afirma PM-MA | G1

Principal linha de investigação

O delegado-geral adjunto operacional da Polícia Civil, Ederson Martins, integrante da força-tarefa que atua no caso, falou ao g1 que nenhuma linha de investigação é descartada, porém, a principal delas é a de que os meninos, de fato, se perderam na mata.

“A principal [linha de investigação] desde o início é das crianças realmente terem se perdido na mata”, afirmou.

Uma comissão especial criada pela Polícia Civil, formada por dois delegados de São Luís e uma delegada de Bacabal, conduz o inquérito, que já ultrapassa 200 páginas.

Em uma postagem nas redes sociais, circulou o boato de que R$ 35 mil teriam sido encontrados em uma conta ligada à mãe das crianças e de que ela e o companheiro teriam sido indiciados como suspeitos no inquérito. A informação foi desmentida pelas autoridades.

Após alta médica, criança ajuda nas buscas por irmãos desaparecidos no MA | CNN Brasil

O delegado disse que informações falsas sobre o caso estão colocando em risco a vida dos familiares das crianças. Segundo ele, a mãe e o padrasto das crianças não são foco da investigação, pois não há, até o momento, nada que indique que eles praticaram crimes contra os meninos.

“Essa informação (que as crianças foram vendidas) não procede, infelizmente com tanta informação falsa, estão colocando a família das crianças em constante risco”, afirmou o delegado.

No último sábado (24), o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, informou que todas as pessoas ouvidas até momento, durante a investigação do desaparecimento, foram na condição de testemunhas e que “qualquer informação diferente disso é falsa”. Ele também afirmou que detalhes do inquérito não estão sendo divulgados para não comprometer o trabalho policial. (G1)

Crianças vistas em hotel de São Paulo não são irmãos desaparecidos em Bacabal: veja nota da SSP/SP

A Polícia Civil de São Paulo descartou a informação de que as crianças Ágatha Isabelly, de seis anos, e Allan Michael, de quatro, teriam sido vistas em um hotel no Centro da capital paulista.

Informação sobre crianças em hotel de SP é descartada pela polícia. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

Equipes foram até o local indicado, mas confirmaram que as crianças encontradas não são as mesmas que estão desaparecidas.

Ágatha e Allan desapareceram no dia 4 de janeiro no povoado São Sebastião dos Pretos na zona rural de Bacabal. As buscas seguem em andamento.

As buscas pelas crianças continuam em áreas de mata, rios e lagos, em paralelo a uma investigação rigorosa, segundo o secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins.

Leia a nota na íntegra da SSP-SP

“A Polícia Civil, por meio da Divisão Antissequestro do DOPE, esclarece que não procede o fato das crianças citadas terem sido encontradas em São Paulo. Os policiais da divisão, cientes da denúncia, foram aos endereços informados e constataram que as crianças ali presentes não são as mesmas que estão desaparecidas”.

Menino Kauã recebe alta, retorna a quilombo e ganha casa nova

Buscas por dois primos seguem com apoio de equipes especializadas. (Foto: Reprodução/Redes sociais)

O menino de 8 anos encontrado com vida após desaparecer em uma área de mata no Quilombo São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, recebeu alta médica e retornou à comunidade onde mora. Wanderson Kauã foi acolhido pela família e passou a viver em uma nova casa, doada pela Prefeitura de Bacabal.

Menino colabora com informações sobre o desaparecimento

Após deixar o hospital, o menino passou a auxiliar as equipes de segurança nas buscas pelos primos, que seguem desaparecidos.

A colaboração ocorre com autorização judicial e acompanhamento de profissionais, respeitando o estado emocional da criança.

Segundo as autoridades, os relatos têm ajudado a refinar as áreas de busca, especialmente em trechos de mata e proximidades de cursos d’água na região.

Operação reúne centenas de pessoas e diversos recursos

As buscas pelos dois primos continuam mobilizando uma força-tarefa formada por bombeiros, policiais civis e militares, além de voluntários e moradores da comunidade. A operação utiliza cães farejadores, equipes de mergulho e varreduras terrestres em áreas de difícil acesso.

Desde o desaparecimento, ocorrido no início do mês, diversas linhas de investigação vêm sendo analisadas, enquanto as equipes seguem empenhadas na tentativa de localizar as crianças.

Pessoas ouvidas são testemunhas, afirma secretário

O secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, usou as redes sociais na manhã de sábado (24) para reforçar que todas as pessoas ouvidas nas investigações sobre o caso das crianças desaparecidas em Bacabal foram chamadas apenas na condição de testemunhas. Segundo ele, qualquer informação diferente disso não é verdadeira.

No comunicado, o secretário fez um alerta contra a disseminação de boatos e notícias falsas sobre o caso. De acordo com Maurício Martins, a divulgação de informações não confirmadas amplia o sofrimento da família e prejudica diretamente o trabalho das forças de segurança.

Ele destacou ainda que as buscas continuam em andamento e que a Polícia Civil conduz as investigações com rigor técnico. “Detalhes não estão sendo divulgados para não comprometer o trabalho policia”, diz ainda a publicação do secretário.

Maurício Martins também reforçou que espalhar boatos ou repassar informações falsas às autoridades é crime e pode resultar em responsabilização. As informações oficiais sobre o caso, segundo ele, são divulgadas apenas por meio de porta-vozes autorizados ou notas oficiais. (G1MA)

Polícia investiga denúncia de que crianças desaparecidas em Bacabal teriam sido vistas em hotel de São Paulo; veja notas da SSP/MA e SSP/SP

A Polícia Civil de São Paulo investiga uma denúncia de que os irmãos desaparecidos no Maranhão, Ágatha Isabelly, de 6 anos, e Allan Michael, de 4 anos, teriam sido vistos na tarde de sábado (24), em um hotel localizado no bairro da República, região central da capital paulista. A informação ainda está em apuração e não há confirmação oficial de que as crianças vistas sejam os irmãos.  Ágatha e Allan Michael estão desaparecidos desde o dia 4 de janeiro, no povoado São Sebastião dos Pretos, zona rural de Bacabal. 

Polícia muda estratégia no caso das crianças desaparecidas em Bacabal

Em nota, a Secretaria de Estado da Segurança Pública do Maranhão informou que todas as informações e denúncias recebidas são devidamente checadas, seja em cooperação com forças policiais de outros estados, seja com o deslocamento de equipes do Maranhão, quando necessário.

Sobre a informação envolvendo o estado de São Paulo, a SSP-MA esclareceu que, para não haver prejuízo aos trabalhos policiais, neste momento não é possível prestar mais detalhes.

Veja a nota na íntegra da SSP-MA

A Secretaria de Estado da Segurança Pública informa que todas as informações e denúncias recebidas são devidamente checadas, seja em cooperação com forças policiais de outros estados, seja com o deslocamento de equipes do Maranhão, quando necessário.

Sobre a informação envolvendo o estado de São Paulo, a SSP esclarece que, para não haver prejuízo aos trabalhos policiais, neste momento não é possível prestar mais detalhes, e pede a compreensão e colaboração de todos. Assim que for possível, as informações que forem possíveis fornecer serão comunicadas.

As buscas por Ágatha e Isabelly e Allan Michael continuam, com atuação integrada das forças de segurança, sem restrição a um único ambiente, abrangendo áreas de mata, rios e lagos, em paralelo às investigações conduzidas pela Polícia Civil.

A Polícia Civil do Maranhão atua conforme o protocolo adotado para casos de desaparecimento, com instauração de inquérito policial. A comissão de investigação constituída segue com a oitiva de testemunhas e a realização de todos os demais procedimentos minuciosos que o caso requer.

Veja a nota na íntegra da SSP-SP

A Polícia Civil investiga uma denúncia de que duas crianças, de 6 e 4 anos, desaparecidas no estado do Maranhão teriam sido vistas por volta das 18h deste sábado (24), em um hotel no bairro da República, no centro da capital. A Polícia Civil maranhense já foi notificada sobre o caso e diligências estão em andamento para o esclarecimento dos fatos.

Buscas continuam no Maranhão

As buscas por Ágatha Isabelly e Allan Michael continuam, com atuação integrada das forças de segurança, sem restrição a um único ambiente, abrangendo áreas de mata, rios e lagos, em paralelo às investigações conduzidas pela Polícia Civil.

A comissão de investigação constituída segue realizando oitivas de testemunhas e outros procedimentos considerados essenciais para o esclarecimento do caso.

Crianças desaparecidas: pessoas ouvidas são testemunhas, afirma secretário

secretário de Segurança Pública do Maranhão, Maurício Martins, usou as redes sociais na manhã desse sábado (24) para reforçar que todas as pessoas ouvidas nas investigações sobre o caso das crianças desaparecidas em Bacabal foram chamadas apenas na condição de testemunhas.

Segundo ele, qualquer informação diferente disso não é verdadeira.

No comunicado, o secretário fez um alerta contra a disseminação de boatos e notícias falsas sobre o caso.

De acordo com Maurício Martins, a divulgação de informações não confirmadas amplia o sofrimento da família e prejudica diretamente o trabalho das forças de segurança.

Ele destacou ainda que as buscas continuam em andamento e que a Polícia Civil conduz as investigações com rigor técnico. “Detalhes não estão sendo divulgados para não comprometer o trabalho policia”, diz ainda a publicação do secretário.

Menino de 8 anos recebe alta, retorna a quilombo e ganha casa nova

O menino de 8 anos encontrado com vida após desaparecer em uma área de mata no Quilombo São Sebastião dos Pretos, em Bacabal, recebeu alta médica e retornou à comunidade onde mora.

Wanderson Kauã foi acolhido pela família e passou a viver em uma nova casa, doada pela Prefeitura de Bacabal.

Menino colabora com informações sobre o desaparecimento

Após deixar o hospital, o menino passou a auxiliar as equipes de segurança nas buscas pelos primos, uma menina de 6 anos e um menino de 4, que seguem desaparecidos.

A colaboração ocorre com autorização judicial e acompanhamento de profissionais, respeitando o estado emocional da criança.

Segundo as autoridades, os relatos têm ajudado a refinar as áreas de busca, especialmente em trechos de mata e proximidades de cursos d’água na região.(Imirante)